Notícias
NOVO HE
Hospital da Ebserh em Pelotas (RS) ganhará sede própria
Novo hospital terá 274 leitos, incluindo os das UTIs adulto, infantil e neonatal, além de agência transfusional, banco de leite e apoio diagnóstico.
Pelotas (RS) – O Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terá sede própria. A construção será possível por meio de recursos advindos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, após inclusão do HE-UFPel no Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a previsão de início das obras é no mês de setembro. Serão mais de 44 mil metros quadrados de área construída, sendo cerca 32 mil no bloco hospitalar. Tal estrutura, de acordo com Chioro, dotará a UFPel de um dos mais modernos e mais eficientes hospitais universitários do país.
“Ofereceremos para a população de toda a região 50 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), adultos, pediátricos e neonatais, sete salas cirúrgicas, um completo e moderno parque de exames diagnósticos e laboratoriais para dar mais condições de produzir assistência, ensino, pesquisa, inovação do jeito que o Rio Grande do Rio Grande do Sul e o Brasil precisam. Afinal de contas, são R$ 265 milhões do PAC garantidos para que Pelotas tenha efetivamente o seu novo HU”, afirmou Chioro.
O novo hospital terá 274 leitos de internação nas áreas de clínicas médica e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental, centro cirúrgico, centro de parto normal, incluindo os das UTIs adulto, infantil e neonatal, além de agência transfusional, banco de leite e apoio diagnóstico. O edital de licitação para as obras – já lançado e ainda aceitando propostas – prevê a construção de dois prédios, que serão somadas a um terceiro bloco já em funcionamento desde 2020.
“O novo HE é uma construção bastante costurada; é um projeto de paredes, mas também de construção de serviços, baseados na ciência”, salientou a superintendente do HE da UFPel, Carolina Ziebell. Segundo a gestora, com a mudança para a nova sede, novas especialidades deverão ser incorporadas aos atendimentos do hospital, qualificando ainda mais os serviços. Essas novas áreas serão construídas em conjunto com a Universidade, de forma que sejam aproveitadas as potencialidades encontradas nos cursos da UFPel.
Estrutura e situação atuais
O Hospital Escola da UFPel é uma instituição de ensino, pesquisa e assistência à saúde referência no sul do Brasil nas áreas de oncologia, cuidados intensivos adulto e neonatal, tratamento de HIV e gestação de alto risco. É campo de prática de ensino, pesquisa e extensão para dez cursos da área da saúde da UFPel.
A unidade da Rede Ebserh presta atendimento à população de 21 municípios da Zona Sul do Estado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 70% da estrutura física de internação e serviços funciona em prédios alugados, que além de comprometer a capacidade de atendimento, gera custos com locação e deslocamento, devido à distância física entre os prédios.
Atualmente o HE-UFPel conta com 172 leitos, atende a uma população de mais de um milhão de habitantes. Anualmente, o Hospital realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de 150 leitos de internação domiciliar.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Com informações da UFPel