Galeria de Imagens
Campanha
Hospitais da Rede Ebserh reforçam a importância da doação de leite materno
Brasília-(DF) – A pequena Valentina nasceu prematura e ficou três meses internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Rede Ebserh (MEJC-UFRN/Ebserh), na cidade de Natal (RN). Mesmo após este período, estando agora, na enfermaria canguru, Valentina necessita do leite materno doado para se alimentar.
“Eu não produzia leite suficiente para alimentar minha filha e, desde que ela nasceu, se alimenta com o leite doado por outras mães. É graças às doações que estou com minha filha se recuperando, ganhando peso, para irmos para casa”, comentou a mãe Maria Aldeneide.
Segundo especialistas, o leite materno é considerado o melhor alimento que recém-nascidos podem receber, pois auxilia no combate à mortalidade infantil. Os principais benefícios para os bebês são proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, redução em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos, redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
O Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Materno, instituído no Brasil pela Lei nº 13.227, de 2015, representa um marco para a sensibilização da população sobre a importância desse ato de amor. O tema da campanha deste ano é “Doação de leite humano: gotas de amor para um mundo melhor!”.
Comemorado oficialmente no dia 19 de maio, a campanha de doação de leite humano traz atividades durante todo o mês para alertar a população sobre algo fundamental tanto para os bebês quanto para as mães. Nesse período, são realizadas diversas atividades pelos profissionais da Rede Ebserh, proporcionando uma programação que tem como objetivo valorizar e reconhecer a importância da doação do leite materno.
As ações são intensificadas em maio, mas a doação de leite materno é incentivada durante todo o ano, uma vez que os estoques dos bancos de leite humano precisam sempre atender demandas de neonatos, que necessitam desse alimento. “Todos os dias, o nosso objetivo é trabalhar o aleitamento materno e receber doações para as Unidades Neonatais. Em comemoração ao Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Materno, intensificamos as atividades”, destacou a enfermeira Rosy Oliveira, do Complexo Hospitalar Ceará, vinculado à Rede Ebserh (CH-UFC/Ebserh).
Ações na Rede
Em Fortaleza (CE), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC/Ebserh), que faz parte do CH-UFC/Ebserh, realizou uma série de ações educativas, como blitzen e workshops.
Já o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), implantou, em fevereiro deste ano, a Consulta de Enfermagem, sendo referência ao Mato Grosso do Sul (MS) em Banco de Leite Materno, visando oferecer um atendimento individualizado direcionado para o manejo clínico ao aleitamento materno. O Humap também realizou, em parceria com a Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano (CEBLH), no dia 12 de maio, um workshop sobre o tema.
Em São Luís (MA), no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh), o dia foi comemorado com uma blitz educativa nos corredores do hospital, visando reforçar a importância da doação.
Em Salvador (BA), a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh), que está enfrentando um baixo estoque, contando com apenas 50 litros de leite humano (quando o ideal seriam 120 litros no estoque para atender à demanda), está havendo campanha informativa à população na necessidade de se doar e sobre como fazê-lo.
Em Natal (RN), durante todo o mês, a MEJC-UFRN/Ebserh participa de uma programação de atividades organizada pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). A iniciativa tem foco na proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, incentivando a doação de leite materno, por meio de campanhas, promovendo a divulgação dos serviços prestados nos Bancos de Leite e possibilitando debates com especialistas.
Saiba mais sobre a Rede Ebserh.
Com informações dos HUFs