Notícias
AMAMENTAÇÃO
Hospitais da rede Ebserh lançam campanhas de doação de leite materno
Objetivo é reforçar a importância da doação
Conscientizar e instruir mães e sociedade sobre a amamentação e reforçar a importância da doação do leite materno junto às lactantes. Esse é o objetivo das campanhas de doação de leite materno, alusivas ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno, comemorado em 19 de maio, promovidas por hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Veja algumas ações:
Homenagem no HUJM-UFMT
No dia 21, o Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT), em Cuiabá, homenageará cerca de 710 mães doadoras com certificados e uma programação especial, como marca para a campanha de doação realizada pelo Banco de Leite da unidade de saúde.
O Júlio Müller tem dez leitos de UTI Neonatal e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários e Método Canguru. Geralmente, todos eles ficam ocupados pois a maternidade do HUJM é de referência para partos de alto risco, fazendo com que a demanda de leite materno seja alta diariamente. Vale ressaltar que os únicos atendimentos de urgência e emergência feitos no HUJM são justamente de obstetrícia e pediatria.
Atualmente, em média, 53 litros de leite são doados por mês para o hospital por 27 mães cadastradas (ativas). A mãe que quiser ser doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Júlio Muller pelo telefone 3615-7203, dizendo do interesse. Uma visita será agendada na casa da mãe para orientá-la sobre as técnicas de retirada do leite e armazenamento. A equipe do HUJM deixa frascos de vidro estéril que são recolhidos semanalmente na casa das doadoras. Elas não precisam ir ao hospital.
2x mãe no Huab-UFRN
Até o dia 27 de maio, o Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), realiza a Campanha de Doação de Leite Materno. Com o tema “Alimente a vida: 2x mãe. Doe leite materno”, a iniciativa busca mães doadoras de leite humano e frascos de vidro.
As ações de divulgação acontecerão nos eventos religiosos comemorativos da cidade, enfermarias e ambulatórios dos postos de saúde, escolas, meios de comunicação da cidade, além da capacitação aos agentes de saúde e do I Encontro em homenagem às mães doadoras.
O Huab é localizado em Santa Cruz (RN), e a ação faz parte da iniciativa “Hospital Amigo da Criança”, uma ideia da Unicef, que visa promover e apoiar o sucesso do Aleitamento Materno.
Banco de leite humano no HU-UFGD
Com uma equipe com nove colaboradores, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados (HU-UFGD) atua nas consultas individuais para ordenha, nas visitas domiciliares para a coleta e em todo o processo de pasteurização do leite até que ele esteja pronto para o consumo dos bebês. A equipe também trabalha na conscientização e na instrução das mães e da sociedade sobre a amamentação.
Iniciado em 2006, no antigo Hospital da Vida (HV) e Hospital da Mulher, o Banco de Leite Humano em Dourados teve sua estrutura partilhada no ano de 2010, entre o HU-UFGD e o HV, até que em 2014 passou a funcionar totalmente no HU, com espaço reformado e adequado para atender as mães doadoras e para fazer o processamento do leite materno para bebês prematuros.
Junto com o Lactário, o local possui área total de 210 metros quadrados, abrigando salas de lactentes, de ordenha e de paramentação da ordenha. Todo o processamento fica num espaço que foi reestruturado para abrigar o laboratório de controle de qualidade microbiológica, além de salas de coleta externa, para estoque, esterilização, lactário e de paramentação, com ala de saída de fórmulas e sala de administração interna. Além disso, o espaço ainda possui uma área de circulação limpa, de recepção e de lavagem.
Orientações em Brasília
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) aproveita a data para reforçar a importância da doação, agradecer as 70 mulheres que contribuíram, até abril deste ano, com o estoque de leite do hospital, e orientar sobre os procedimentos que devem ser realizados para se tornar uma doadora.
A doação é uma das atividades realizadas pelo Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB (NIAM), por meio do Banco de Leite Humano (BLH). De acordo com a pediatra neonatologista Rita de Fátima Pinto, as doadoras são agendadas no próprio NIAM/BLH, mas também recebem visitas da equipe de profissionais em casa para a coleta do leite. O serviço conta com o auxílio de todas as mulheres que tenham condições de ser doadoras para aumentar o estoque do produto.
O Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno oferece ainda atendimento em grupo e individual, reuniões agendadas com gestantes, apoio às mulheres antes e depois do parto, e está disponível para atender qualquer mãe que esteja com dúvidas ou dificuldades na amamentação.
Com informações dos hospitais