Notícias
Novembro Azul
Hospitais da Rede Ebserh incentivam o cuidado da saúde masculina
Campanha foi idealizada com o intuito de incentivar e alertar os homens para a importância do cuidado e do diagnóstico precoce ao câncer de próstata
Brasília (DF) – José Hélio de Souza, de 50 anos, descobriu o câncer de próstata em exames de rotina. Encaminhado, via sistema de regulação, para o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, foi operado no dia 23 de novembro com sucesso e já conta os dias para a alta hospitalar. “Estou vencendo o câncer, mas muitos não terão essa chance por falta de conhecimento ou mesmo preconceito”, afirma. Para mudar essa realidade, a Rede Ebserh reforça a campanha Novembro Azul. Com início no Brasil em 2003, o Novembro Azul foi idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de incentivar e alertar os homens para a importância do cuidado e do diagnóstico precoce ao câncer de próstata.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que até o final do ano de 2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.480 novos casos da doença. De acordo com informe da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a próstata é uma glândula masculina que fica localizada próxima ao reto e que produz o líquido seminal da ejaculação. Nutre, protege e transporta os espermatozoides. No decorrer da vida, as células vão se multiplicando e substituindo as mais antigas pelas mais novas. Nesse processo, pode acontecer um crescimento descontrolado dessas células, podendo formar tumores benignos ou malignos (câncer).
O câncer de próstata pode crescer sem sintomas e com a ausência de sinais iniciais. Esse fator pode levar à redução pela busca por um diagnóstico, ocasionando uma rápida progressão do quadro. Além disso, não há uma medicação específica para prevenir a doença. Mas com prevenção e acompanhamento médico adequado, o câncer pode ser evitado. “Esse tipo de câncer pode ter origem de alterações pré-malignas no homem. Então, o acompanhamento, principalmente a partir dos 40 anos, com o urologista, para avaliação e com exames direcionados, pode ajudar na prevenção de tumores malignos”, o oncologista do Complexo Hospitalar da UPFA/Ebserh, Bruno Melo.
A técnica de enfermagem Suelice Guedes, que atua no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), também destaca a importância da realização de exames precocemente e mantê-los em dia. “A detecção precoce do câncer de próstata tem 90% de chances de cura. É de extrema importância que o HC e hospitais de referência para essa patologia promovam eventos para alertar a população masculina e diminuir o número de casos de neoplasia maligna”, afirmou.
Chamar a atenção para esse movimento global, conscientizar a população masculina sobre cuidar do seu próprio corpo e mente. Manter hábitos saudáveis ajuda a conter riscos de câncer e até de outras doenças como a hipertensão, diabetes e até mesmo problemas como o colesterol. O urologista Rodrigo Lolli, que atua no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh, afirma que “muitas vezes o paciente procura o médico em função da campanha de prevenção ao câncer de próstata e acaba tendo oportunidade de realizar avaliação de outras queixas e prevenção de outras doenças”.
Com informações dos HUFs