Notícias
FORÇA DE TRABALHO
Hospitais da Ebserh no Rio Grande do Norte celebram 10 anos de adesão à estatal e mais de 2.700 trabalhadores contratados
Natal (RN) – Em agosto desse ano completam 10 anos da chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para celebrar uma década de serviços, os hospitais universitários Ana Bezerra (Huab-UFRN), Onofre Lopes (Huol-UFRN) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) realizaram programações comemorativas ao longo do mês, com o objetivo de homenagear os trabalhadores que contribuem para as melhorias no ensino e na assistência das instituições hospitalares.
No dia 12 de agosto aconteceu o evento no Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), que contou com depoimentos em vídeo dos primeiros colaboradores da instituição, além da distribuição de certificados de menção honrosa e agradecimento aos serviços prestados na última década. Atualmente, o hospital conta com 482 trabalhadores da Ebserh.
A Superintendente do Huab-UFRN, Maria Cláudia de Medeiros, aponta que a chegada dos mais de 400 empregados públicos ao longo da última década trouxe melhorias nos processos assistenciais, de ensino e administrativos. “Os colaboradores, com o compromisso institucional, somado aos que estavam fazendo história há algum tempo, trouxeram a continuidade do desenvolvimento e crescimento institucional”, destaca a gestora.
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), que hoje possui mais de 800 servidores Ebserh, realizou a programação de comemoração no dia 15, com palestras dos gestores e exibição de vídeos com depoimentos de trabalhadores. A enfermeira Erica Bezerra, uma das convocadas em agosto de 2014, relembra que, à época, os hospitais do RN contavam com um número muito grande de empregados com vínculos terceirizados, bolsistas e estagiários, e a estatal veio para suprir essa necessidade de recursos humanos. “Hoje vemos um elo muito maior entre a universidade, os hospitais e a comunidade”, pontua.
O Superintendente da MEJC, Murillo Lopes de Brito, destaca que a maternidade, sendo referência no Rio Grande do Norte na assistência, no ensino, pesquisa e extensão, “ao longo dos anos cresceu, ganhou em números de profissionais, diversificou as especialidades e, consequentemente, o atendimento realizado com nossos pacientes”.
Homenagem em forma de cordel
Encerrando a programação, no último dia 21 de agosto do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) realizou a programação voltada aos trabalhadores, relembrando os passos percorridos nos últimos 10 anos. A técnica de enfermagem Priscila Monick homenageou o hospital com um cordel que contou um pouco dessa história.
“Relembrar esse início foi muito importante para perceber que a chegada dessa força de trabalho veio fortalecer o serviço e ampliar a oferta de leitos. Hoje percebemos uma equipe mais coesa, focada no propósito do cuidar, do melhor cuidado, de melhorar os processos para cumprir esse propósito, entendendo a grandiosidade do HUOL para a rede de atenção à saúde aqui do nosso estado”, comemora a Superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira.
Aumento na oferta de leitos e número de profissionais
A chegada da Ebserh aos hospitais do Rio Grande do Norte permitiu a ampliação de leitos nas três instituições. Antes do contrato, o Huab contava com 53 leitos, e hoje possui 62; a MEJC atualmente tem 139 leitos, e antes da Ebserh eram 104; o Huol, que antes tinha 219 leitos, agora possui 255, sendo 24 leitos de UTI adulta e pediátrica. Ao todo, os hospitais do Rio Grande do Norte contrataram mais de 2.700 profissionais na última década e continua realizando convocações por meio do concurso de 2023.
Angela Paiva, ex-reitora da UFRN, conta que o processo de adesão à estatal contou com forte participação da comunidade universitária e setores representativos da sociedade. Segundo ela, antes do contrato com a empresa pública, os serviços vinham sendo realizados com precariedade, pois havia necessidade de recomposição do quadro de servidores.
“Após 10 anos de adesão, os indicadores de eficiência, de qualidade acadêmica e dos serviços prestados às populações mais vulneráveis, demonstram o acerto das decisões tomadas pelo MEC em criar a Ebserh e pela UFRN em aderir”, explica.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh