Notícias
DIA DAS CRIANÇAS
Hospitais com selo IHAC garantem cuidado humanizado para a mãe e a criança
Todas as equipes continuam trabalhando para manter o título e ser referência em apoio, promoção e proteção ao aleitamento, contribuindo para evitar o desmame precoce, promover a alimentação segura dos bebês e reduzir a mortalidade infantil, atuando também nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. Imagem ilustrativa: freepik
Brasília (DF) - Na semana do Dia das Crianças, destacamos boas práticas no cuidado dos pequenos em alguns dos hospitais que fazem parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O selo IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde a hospitais que realizam o cuidado humanizado da família e do bebê durante toda gestação, no parto e após o nascimento. Um dos principais critérios para receber a certificação é estimular o aleitamento materno.
Além de cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e outros critérios, a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME-UFRJ) criou a “Sala de Amamentação”, que presta atendimento presencial e online às mulheres até 6 meses após o parto. A norma para maternidades públicas é garantir a assistência até 28 dias depois do nascimento do bebê. A maternidade tem o selo IHAC desde 2022.
“Aumentamos o período de atendimento para garantir que o bebê seja alimentado com leite materno até os seis meses de forma exclusiva e até dois anos de forma continuada. O ato de amamentar é complexo e precisa de assistência. A mãe precisa ser acompanhada nas dificuldades para evitar o desmame precoce”, salienta a coordenadora da equipe de Amamentação do Banco de Leite e chefe da Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Valesca. A equipe realiza cerca de 800 atendimentos por mês, somando as consultas presenciais e remotas.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) possui o selo IHAC desde 1999. A Unidade Materno Infantil do hospital atua também como maternidade, oferecendo um serviço de excelência que abrange todo o ciclo de cuidado e apoio contínuo à promoção do aleitamento materno por meio do Banco de Leite Humano (BHL).
“Nosso principal diferencial está nas ações humanizadas e especializadas voltadas para um pré-natal, parto e pós-parto seguros”, informa a presidente do comitê da IHAC no hospital, Lívia Anniele Sousa Lisboa. A equipe ensina técnicas corretas de amamentação e manejo de complicações. “Além disso, investimos continuamente na capacitação para garantir a adoção de boas práticas em aleitamento materno e assistência ao parto”, complementou.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) conseguiu a certificação em 2000, após uma intensa mobilização das equipes do Serviço de Neonatologia e do BLH para treinar os profissionais ligados à assistência materno-infantil, explicou a médica neonatologista Thaísa Delmondes. “Hoje, temos profissionais sensibilizados para promover a amamentação, evitando a exposição desnecessária do bebê a fórmulas infantis”. Esse empenho permitiu taxas em torno de 85% de aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar no HC da UFPE.
Após um preparo de dois anos com toda equipe hospitalar, inclusive pessoal de apoio como portaria, higienização e copas, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), obteve o selo IHAC em 2002. Como lembra a coordenadora da IHAC e do Banco de Leite do HU-Furg, Grace Santos, “foi necessário muito estudo, comprometimento e mudança de hábitos para conseguir o selo”.
Porém, o desafio não estanca com a conquista. Todas as equipes continuam trabalhando para manter o título e ser referência em apoio, promoção e proteção ao aleitamento, contribuindo para evitar o desmame precoce, promover a alimentação segura dos bebês e reduzir a mortalidade infantil, atuando também nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030.
Critérios para obter a certificação IHAC
Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas que cumprem uma série de requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mãe, tais como:
- Realizar os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno;
- respeitar o critério global de Cuidado Amigo da Mulher (CAM);
- garantir a permanência da mãe e do pai junto ao recém-nascido 24 horas por dia e livre acesso a ambos ou, na falta destes, ao responsável legal, devendo o estabelecimento de saúde ter normas e rotinas escritas a respeito, que sejam rotineiramente transmitidas a toda equipe de cuidados de saúde; e
- cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Os hospitais certificados com o selo IHAC recebem uma placa que normalmente é fixada na entrada ou local bastante visível da maternidade. A NBCAL regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. Para determinados produtos, como fórmulas infantis de seguimento, mamadeiras, bicos e chupetas, não se pode fazer promoção comercial.
Alguns dos hospitais da Rede Ebserh que são Instituição Hospital Amigo da Criança (IHAC):
|
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh