Notícias
HUMANIZAÇÃO
Fraldário adulto do Hospital da Ebserh em Santa Maria (RS) oferece conforto e dignidade a usuários cadeirantes, acamados e ostomizados
Santa Maria (RS) – Os usuários cadeirantes, os ostomizados e os acamados que fazem uso de fraldas do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) contam agora com o fraldário adulto, uma nova estrutura que oferece conforto e privacidade para proporcionar uma higienização adequada e digna aos pacientes. O HUSM é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O fraldário adulto é um espaço planejado para a higiene pessoal e das bolsas do colostomia dos nossos pacientes ambulatoriais criado a partir da solicitação dos usuários. Isso é o SUS: humanização, participação popular e cuidado centrado no usuário. O HUSM-UFSM/Ebserh se sente muito honrado de poder proporcionar aos seus usuários um espaço que permita o cuidado com carinho, respeito e inclusão”, comenta o superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma.
Localizada no térreo do hospital, na Ala C do Ambulatório, entre os consultórios de Fisioterapia e de Traumatologia, a área foi inaugurada no fim do mês de junho. O espaço possui dimensões adequadas para atender pessoas com deficiências físico-motoras, sozinhas ou acompanhadas, e apresenta acessibilidade para a entrada de macas para os casos de pacientes acamados.
O projeto foi desenvolvido pelas equipes de engenharia e arquitetura do Setor de Infraestrutura Física do HUSM e contou com a parceria das áreas assistenciais envolvidas. O investimento com recursos próprios foi de, aproximadamente, R$ 35 mil.
“A concepção de inclusão e de acessibilidade está se transformando em realidade e proporcionando um local digno e adequado à higienização pessoal, que atende pacientes ostomizados, cadeirantes, acamados e demais pacientes em macas móveis, entre os mais diversos perfis, tamanhos e idades”, explica a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH) do HUSM, Marcia Hengemuhle, que destaca o HUSM como um dos poucos hospitais do Brasil a oferecer aos seus usuários um fraldário integral (tanto para pessoas que fazem uso de fraldas como para os ostomizados).
No local, há uma maca fixa com altura ideal para que os cadeirantes possam ter autonomia para se deslocar, além da fixação de barras de apoio. O fraldário também possui bancada com lavatório para higienização das mãos e um expurgo para o uso de pessoas ostomizadas (aquelas que possuem uma abertura com o meio exterior para a saída de fezes ou urina).
Espaço para sugestões
A criação do fraldário surgiu a partir da sugestão de um pai de usuário feita à Ouvidoria do HUSM. Cláudio Deniz de Oliveira Castilho frequenta o HUSM há 13 anos e é pai do paciente Gabriel Barreto Castilho, diagnosticado com paralisia cerebral. O menino é cadeirante e usa fraldas.
Cláudio explica que leva o filho para consultas com especialistas da traumatologia, neurologia e pediatria, duas ou três vezes por mês. Antes da inauguração do fraldário, as trocas eram realizadas nos bancos de espera de atendimento. “Vai melhorar 100% a minha rotina com Gabriel. E servirá para todos os usuários com necessidades especiais, pois proporcionará privacidade”, afirma.
Outra pessoa a levar essa sugestão à Ouvidoria do HUSM foi o engenheiro civil e membro do Núcleo de Estudos Projeto Pessoa e Ambiente (NEPPA) da UFSM, Oldair José Pozzobon. Ele relata que identificou a necessidade da estruturação de um fraldário familiar a partir de uma pesquisa para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a fim de identificar as barreiras da acessibilidade espacial no entorno do HUSM.
As Ouvidorias dos hospitais da Rede Ebserh são o canal de comunicação oficial entre os cidadãos e a gestão do hospital. Qualquer pessoa que queira registrar um elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia pode realizar a manifestação por meio da plataforma online Fala.BR -https://falabr.cgu.gov.br/web/home?modoOuvidoria=1&ouvidoriaInterna=false - ou presencialmente na Ouvidoria de cada hospital.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Com informações de Camilly dos Santos Barros, estagiária de Jornalismo do HUSM
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh