Notícias
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Fórum reúne gerentes administrativos da Ebserh
Brasília (DF) - Planejar, executar e trocar experiências. Com esses objetivos, a Ebserh promove, nesta terça (25) e quarta (26), o Fórum de Gerentes Administrativos da Rede Ebserh. A iniciativa reúne representantes dos hospitais universitários federais filiados para que, juntamente com os gestores da sede, montem um planejamento estratégico, identifiquem as principais necessidades da área e alinhem ações.
Presente na abertura, o presidente da estatal, Kleber Morais, ressaltou as medidas que já foram realizadas pela gestão como: a melhoria do relacionamento com o Ministério da Saúde, que possibilitou o envio antecipado de verbas, liberação de mais seis concursos públicos para unidades que assinaram contratos recentes, internacionalização da marca da empresa e a manutenção do orçamento de pessoal para 2017.
“O trabalho é muito grande, até mesmo por sua complexidade. Desde que iniciamos a gestão em 8 de julho, revisamos diversos contratos com cautela, fizemos negociações, planejamos e isso já nos proporcionou grandes avanços e também vislumbrar um 2017 melhor”, analisou.
Kleber Morais ainda destacou o papel da sede: fazer a ponte entre os ministérios, principalmente da Saúde, Educação e Planejamento, e os hospitais universitários. “É essencial que a atuação em parceria entre quem pensa as políticas macro e quem está nos hospitais, porque não podemos deixar faltar nada. Conheço a angústia que é estar nos hospitais e não ter como trabalhar e vamos fazer de tudo para que isso não aconteça”, ressaltou o presidente, que trabalhou por diversos anos na gestão da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (RN).
Atuação em rede e planejamento
Também presente no local, o vice-presidente, Laedson Bezerra, avaliou o evento como uma boa oportunidade para que a Ebserh potencialize a atuação em rede. “É o momento de nos integrarmos, trocarmos experiências, ouvir e levar para os hospitais e colocar em prática”, destacou.
O vice-presidente ressaltou a complexidade em fazer a gestão de um HU, que alia educação e saúde, mas que as evoluções com a criação da Ebserh já são nítidas. “Não é fácil, temos que vencer degrau a degrau, mas estamos no caminho certo. Vamos demonstrar para o país que serviço público pode e deve dar certo”, comentou.
O Diretor de Administração e Infraestrutura (DAI), Jaime Gregório, reforçou que o objetivo é que, com a vinda de cada integrante dos hospitais para a sede, sejam identificadas as demandas de cada unidade para realizar um planejamento estratégico que inclui desde implantação de normas e procedimentos até compra de equipamentos e realização de obras. “Essa primeira parte é ouvir e pensar juntos. Depois, vou visitar cada hospital para atuarmos em conjunto e dar andamento às demandas”, comentou.
Coordenadoria de Comunicação Social