Notícias
Especialização
Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) tem 95% de vagas ocupadas
Foram disponibilizadas 405 vagas no total, sendo 304 para Residência Médica, oito para Uniprofissional e 93 para Multiprofissional
Brasília (DF) – Nesta segunda-feira, 1, os primeiros residentes aprovados no Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) foram recepcionados, de forma online, pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), Oswaldo Ferreira. Das 405 vagas oferecidas, apenas 20 não foram ocupadas, ou seja, menos de 5 % do total, o que mostra o sucesso do exame unificado. O destaque foi para a residência em “médico da família e comunidade”, que em outras seleções não consegue preencher o total de vagas, mas com o Enare foi ocupado em sua totalidade.
De acordo com Oswaldo Ferreira, o papel da Ebserh ao apoiar o ensino e a pesquisa é promover ações como o Enare, que selecionou, de forma mais democrática e transparente, os profissionais interessados em fazer residência. “Enquanto os residentes buscam uma especialização de qualidade, nós trabalhamos para avançar ainda mais na formação dos profissionais que passam por nossos hospitais universitários federais. Com a soma desses dois aspectos e tendo o ensino como base, quem ganha é a população, que poderá contar com profissionais qualificados e com melhores atendimentos”, afirmou o gestor.
A residente em Clínica Médica do Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh/MEC), Liliam Tamie Takayassu, disse que foi muito bem recebida e que todos foram muito acolhedores. “O HU-UFSCar/Ebserh/MEC é um hospital novo e vejo isso com bons olhos. Sei que terei bastante serviço, mas também sei que terei toda a assistência para desempenhar bem o meu papel. Minhas expectativas são as melhores", declarou.
Vagas oferecidas
O Enare disponibilizou 304 vagas para 41 especialidades de Residência Médica, oito para a Residência Uniprofissional (entre Enfermagem e Física Médica) e 93 para a Residência Multiprofissional, que inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.
Essas vagas foram voltadas para os hospitais de Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh), Teresina (HU-UFPI/Ebserh), Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh), Aracaju (HU-UFS/Ebserh), Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), Manaus (HUGV-Ufam/Ebserh), Araguaína (HDT-UFT/Ebserh) e São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), além do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB). As provas foram aplicadas no dia 10 de janeiro, em todas as capitais do país e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE), com a presença de 2.787 candidatos.
Todo o processo seletivo pode ser acompanhado pelo site do Enare .
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh