Notícias
Gestação saudável
Estudo científico aponta benefícios da atividade física para mulheres com diabetes gestacional
Resultados do estudo confirmaram que pacientes diagnosticadas com diabetes gestacional precisam ser estimuladas e orientadas à prática de exercícios físicos
Natal (RN) - Uma pesquisa conduzida na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Rede Ebserh/MEC, aponta que a atividade física de intensidade moderada reduz o risco de parto pré-termo, peso excessivo ao nascimento e hipoglicemia neonatal em mulheres com diabetes gestacional.
O artigo foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública) e está disponível na PubMed. A pesquisa observou os níveis de atividade física e comportamento sedentário de pacientes atendidas no pré-natal de alto risco da maternidade e avaliou a associação com diferentes desfechos adversos.
Para Sávio Camargo, profissional de educação física responsável pelo estudo, que em 2016 implementou o atendimento da educação física nesse setor da Mejc, os resultados do estudo confirmaram que pacientes diagnosticadas com diabetes gestacional precisam ser estimuladas e orientadas à prática de exercícios físicos. “A prática clínica nos serviços de pré-natal deve contemplar o padrão adequado de atividade física para a melhor gestão da hiperglicemia na gestação”, concluiu.
Sobre a Rede Ebserh
A Mejc-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Hospitais vinculados a universidades federais possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações da Mejc-UFRN/Ebserh/MEC