Notícias
PLANEJAMENTO
Novo Plano de Negócios orienta a gestão dos hospitais da Ebserh nos próximos anos
Brasília (DF) – Resultado de mais de 72 horas de oficinas com a gestão dos hospitais, mais de 7 horas de entrevista com os administradores e mais de 40 horas de oficinas técnicas com equipes de diversas áreas da empresa, a Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 e o Plano de Negócios 2024 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estabelecem diretrizes que guiarão a atuação da empresa na gestão dos hospitais universitários federais nos próximos anos.
As ações estratégicas da empresa, desenvolvidas pela Sede e pelos hospitais, devem contribuir para o atingimento dos objetivos contidos no mapa estratégico da Rede Ebserh, que estão organizados nas seguintes perspectivas: Sociedade (subdivididos em pesquisadores, usuários do Sistema único de Saúde, estudantes e docentes); Responsabilidade Ambiental, Social e Governança; Sustentabilidade Financeira; Desenvolvimento Institucional; Desenvolvimento do Trabalhador.
O mapa estratégico traz ainda o propósito (Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS) e a visão que norteia as ações da estatal, que é a de “consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS”.
As metas, indicadores e compromissos para cada unidade hospitalar trazem um componente singular para o planejamento, explica o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, acrescentando que tais elementos consideram as premissas das diretrizes estratégicas presentes no plano de negócio. “Os trabalhos tiveram o intuito de atualizar a estratégia da Ebserh, tornando-a mais coerente com os desafios presentes. Buscamos direcionadores que nos permitissem entender com clareza nossos problemas, a partir de quem (está dentro dos hospitais e) os compreende, que também pode identificar as oportunidades”, pontuou Beltrammi.
“Enquanto o mapa estratégico reúne o conjunto de intenções e desejos do que a organização almeja ser, o plano é a forma com que transformaremos essas intenções em realidade”, resumiu o chefe de Serviço de Gestão Estratégica, Francisco Ítalo França. O plano de negócios orienta a execução da estratégia, já que o mapa estratégico dispõe sobre a formulação. Tendo em vista a atuação em rede, o chefe de Serviço detalha que os hospitais contribuem para a estratégia de realização desses objetivos estratégicos, por meio de planos locais denominados Planos Diretores Estratégicos (PDE).
Até abril do próximo ano está prevista a elaboração dos indicadores, metas e projetos dos hospitais para atualização de seus planos diretores estratégicos.
Propósito, a visão e os valores são pontos de partida para que cada um dos 41 hospitais geridos pela Ebserh desenvolva seu plano local. No desenvolvimento do PDE, as unidades hospitalares consideram as diretrizes da Rede e o quanto eles podem contribuir para o atingimento desses objetivos em escala micro e local, considerando seus desafios e potencialidades.
BASES LEGAIS
De acordo com o artigo 47 do estatuto social da Ebserh, o Plano de Negócios e a Estratégia de Longo Prazo são aprovados acompanhados pelo Conselho de Administração. Tais documentos estão presentes também na Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais) – que dispõe sobre o estatuto jurídico das empresas públicas – e no Decreto Nº 8.945/ 2016, que regulamenta, no âmbito da União, a Lei das Estatais.
Tanto o Plano de Negócios 2024 quanto a Estratégia de Longo Prazo podem ser consultados no site da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh