Galeria de Imagens
AUDITORIA
Em visita ao HUB, auditor geral da Ebserh reforça papel estratégico do Controle Interno
Brasília (DF) – As auditorias internas são aliadas na gestão das empresas governamentais. Durante visita realizada na última terça-feira (9) ao Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), o auditor geral da Ebserh, Adriano Augusto, ministrou palestra para todas as chefias do HUB. O encontro fomentou diálogos sobre a importância do Controle Interno nas unidades hospitalares das universidades federais, enquanto planejamento estratégico para mitigar riscos e alcançar objetivos.
De acordo com a “Política de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos da Ebserh”, um dos intuitos da realização do Controle Interno é “proporcionar eficiência, eficácia e efetividade operacional, mediante execução ordenada, ética e econômica das operações". Procedimento que, de acordo com Adriano Augusto, auxilia os gestores públicos no gerenciamento dos Hospitais Universitários apontando caminhos resolutivos e de prevenção em consonância com os objetivos da empresa.
Nesse sentido, as ações da auditoria interna foram separadas e apresentadas em três eixos: avaliação, consultoria e apuração. No quesito avaliação, é feita a obtenção e análise de evidências para oferecer diretrizes sobre um objeto de auditoria. A consultoria, por sua vez, realiza o papel de aconselhamento e assessoramento direcionados à alta administração com o intuito de respaldar as operações da unidade. Já a apuração busca averiguar irregularidades praticadas na utilização de recursos públicos federais objetivando reorganizar e aprimorar o controle interno.
“A ideia que a gente vem trabalhando na auditoria interna da Ebserh é ser partícipe também da solução. Encontrar soluções para os problemas que têm existido, para mitigar os riscos”, comentou Adriano. Posicionamento também partilhado pelo auditor interno do HUB, Eduardo Miraglia, que esteve presente na palestra e destacou que o Controle Interno do Hospital se encontra em fase de amadurecimento, o que demonstra a importância de mais gestores inteirados da importância desse mecanismo. “Às vezes os gestores têm esse controle dentro da sua área, mas não sabem que pode ser usado em prol do hospital, que é uma engrenagem. Então, se uma engrenagem daquela sai, o que acontece? Trava tudo. Portanto, a auditoria está tentando trazer pela sua expertise o que a gente pode apontar de melhorias dentro do hospital”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh