Galeria de Imagens
GESTÃO
Vice-presidência da Ebserh realiza visita técnica ao Hospital Alcides Carneiro, em Campina Grande (PB)
Campina Grande (PB) – Nesta terça-feira (22), o Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), recebeu a visita técnica do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi. A estatal faz a gestão do Hospital desde 2015. O objetivo da visita foi conhecer mais sobre o funcionamento do Hospital, suas possibilidades de melhoria na prestação de serviços de saúde e na área de ensino, pesquisa e inovação. Além disso, o vice-presidente buscou ampliar a relação com os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a visita, Beltrammi destacou o potencial de investimento em Campina Grande. Segundo ele, a intenção é não apenas conhecer, mas compreender as capacidades da região para direcionar esforços de aprimoramento e ampliação das relações com os gestores do SUS no município e no estado. Também, entender as vocações e aptidões locais para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e inovação. O vice-presidente, ainda, ressaltou a importância de ajudar o Hospital a melhorar seus serviços e projetar o futuro. “Ajudar o Alcides Carneiro a fazer ainda melhor o que ele já faz bem, cuidar das crianças, cuidar dos pacientes com câncer, ter essa possibilidade de ampliar sua capacidade cirúrgica. Então, pensar o Hospital, não só para agora, mas para daqui a 20 anos, é uma tarefa que a gente precisa começar já”.A superintendente do HUAC-UFCG, Paula Maia, enfatizou a importância da visita para conhecer a estrutura e o funcionamento da instituição. “É uma oportunidade da Vice-presidência da Ebserh conhecer toda a estrutura e o funcionamento do Hospital e, com isso, otimizar os recursos, o apoio, e fazer toda a diferença no nosso processo de trabalho, de todo o planejamento que temos, não só estrutural, mas de operacionalização do perfil do Hospital Universitário Alcides Carneiro”. A superintendente complementou que o trabalho conjunto entre as duas unidades da Rede Ebserh - HUAC-UFCG e sede - é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e eficiente aos pacientes do SUS, além de impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação, explorando todas as potencialidades do Hospital.
De acordo com Beltrammi, os hospitais da Ebserh se fortalecem ao estar em rede. São 41 hospitais em todas as regiões do Brasil, sendo que na Paraíba, a Rede Ebserh conta com três hospitais: o HUAC-UFPB; o Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras; e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Assim, o Hospital tem ainda mais condições de aproveitar a força da Rede para inovar e crescer, “do mesmo jeito que isso nos ajuda a cuidar mais e cuidar melhor das pessoas, a gente também consegue aproveitar essa força de estar em rede para fortalecer o ensino, para fortalecer as nossas iniciativas de produção de novos conhecimentos de ciência, de tecnologia e de inovação”, completou o gestor.
Vice-presidente verifica obras em andamento
Além de conhecer as instalações do HUAC-UFCG e conversar com colaboradores, gestores e pacientes, Beltrammi verificou as obras em andamento. São elas: a construção do Centro de Simulação Realística, a implementação de um Sistema de Combate ao Incêndio e a reforma estrutural dos ambulatórios e da UTI Adulto.O gerente Administrativo do HUAC, Alisson Santos, explicou que a obra de combate a incêndio e prevenção de acidentes, iniciada em 2021 e com previsão de conclusão em 2024, está orçada em R$ 5 milhões, sendo que mais de R$ 1,2 mi já foram alocados para execução, provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais ( Rehuf ). Sobre a UTI Adulto, a obra foi iniciada no final de 2022, com a finalidade de trazer mais conforto e adequação aos serviços prestados à população paraibana via SUS. Já a construção do Centro de Simulação Realística tem previsão de finalização para dezembro deste ano. O espaço será destinado à capacitação do corpo docente, alunos e profissionais, que terão espaço adequado para as simulações relacionadas ao campo da área da saúde.
Sobre a Ebserh e o HUAC
O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh