Galeria de Imagens
Capacitação
Ebserh realiza I Encontro e Treinamento dos Gestores de Patrimônio
Brasília (DF) – A Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI) realizou, de segunda-feira, 26, até quarta, 28, o I Encontro e Treinamento dos Gestores de Patrimônio da Rede Ebserh. O evento, realizado de forma presencial no Hospital Universitário de Brasília, apresentou conteúdo voltado para a prática da gestão de bens nas unidades, englobando os principais macroprocessos de gestão. Participam os gestores de patrimônio da Rede Ebserh.
Segundo a diretora de Administração e Infraestrutura da Rede Ebserh, Odete Gialdi, foi importante a participação dos profissionais que se deslocaram de todos os hospitais do país para trocar experiências. “Tivemos a possibilidade de aprender e refletir sobre nossos processos e voltar mais entusiasmados para seguir com o trabalho de fazer a nossa Ebserh uma rede hospitalar de excelência e prestar um bom atendimento à população”, afirmou.
O evento visou promover a integração, incentivar e reforçar a importância do trabalho em rede, levantar ações e possíveis soluções para os assuntos relacionados às atividades da gestão de patrimônio, considerando frentes, projetos de trabalho relacionados à gestão patrimonial da Rede Ebserh. Dentre os macroprocessos abordados estão recebimento e registro, controle de carga patrimonial, responsabilidade de bens, inventário, avaliação e classificação, teste de recuperabilidade, elaboração de relatórios gerenciais e de conciliação contábil, desfazimento e baixa.
“Foi um encontro de aprendizado mesmo, de formação, de treinamento. Muitas vezes nós tratamos o patrimônio como aquele lugar burocrático, aquele lugar em que as pessoas não dão muita importância por ser da administração pública. O patrimônio é responsável por cuidar dos nossos ativos, por cuidar daquilo que é patrimônio da Ebserh, do Governo e, em última análise, da população brasileira. Esse patrimônio foi formado com os recursos da população e ele está ali, servindo a um propósito de devolver [seu custo] em assistência, ensino e pesquisa para a sociedade”, completou a diretora.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh