Galeria de Imagens
FORMAÇÃO
Ebserh passa a integrar oficialmente Comissão Nacional de Residência Médica
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passou a fazer parte oficialmente da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de posse dos novos membros da comissão foi realizada nesta quarta-feira (17), no auditório do MEC com as presenças dos ministros da Educação e da Saúde e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, foi empossado como conselheiro e a coordenadora de Gestão do Ensino, Rosuita Bonito, assumiu o cargo de suplente.
“Este momento significa que, a partir de agora, estaremos envolvidos de ponta a ponta no processo de qualificação das residências, já que temos os hospitais como campo de prática. Podemos contribuir com as instituições que auxiliam na formação dos residentes que prestarão serviço junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas nossas unidades”
Presidente da Ebserh, Arthur Chioro
A solenidade de posse marcou o início da 5ª Sessão Ordinária da Comissão, realizada nos dias 17 e 18 de julho, na sede do MEC. Entre as pautas da reunião estão a formação de médicos especialistas, o cronograma para eleição da nova Secretaria-Executiva da CNRM, o regimento interno do grupo e o fortalecimento das políticas públicas para as residências médicas do país.
Ressaltando o papel da Ebserh no ensino, pesquisa e extensão, bem como a abrangência da rede que opera em todas as regiões do país, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou perspectivas para as unidades hospitalares. “A Ebserh é a maior rede pública de hospitais do hemisfério sul e queremos que até o final deste mandato todas as universidades federais do país que têm o curso de medicina tenham um hospital universitário”, declarou o ministro.
Atribuições
Disposta pelo decreto 11.999/2024, a Comissão Nacional de Residência Médica é responsável por regular, supervisionar e avaliar todos os programas de residência médica e as instituições que oferecem a capacitação. Dentre as competências do grupo estão o credenciamento e descredenciamento de instituições para a oferta de programas de residência médica; a organização de avaliações educacionais referentes a esse tema; e a promoção da participação da sociedade no aprimoramento da residência médica no país.
A nova comissão é composta por 16 membros que representam 12 instituições: Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Federal de Medica (CFM), Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional de Médicos (Fenam), Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e Academia Nacional de Medicina (ANM).
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh