Notícias
Oncologia
Ebserh participa de audiência pública sobre combate ao câncer no Brasil
Iniciativa foi realizada pela Comissão Especial sobre o Combate ao câncer no Brasil, da Câmara dos Deputados
Brasília (DF) – Com o tema “Radioterapia e radiocirurgia no Brasil”, uma audiência pública foi realizada na tarde desta quinta-feira, 15, com a participação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Promovida pela Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil da Câmara dos Deputados, a iniciativa discutiu propostas de soluções e ideias para melhorar o atendimento oncológico no país.
A Ebserh foi representada pela diretora de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, que abordou formas de avançar no atendimento oncológico no país, incluindo ações e projetos da Rede Ebserh. “É fundamental nos debruçarmos sobre a formação dos profissionais especialistas. Temos que ampliar a oferta de vagas de residência para que possamos formar os profissionais necessários com mais velocidade”, afirmou a diretora.
Pesquisa e inovação também foram citadas por Lumena Furtado. “É importante para essa agenda o investimento em pesquisa e inovação. O avanço da inovação tecnológica, por exemplo, é importante para a qualificação dos cuidados e para que possamos ter menos dano ou mais possibilidade de cura dos pacientes”.
A diretora afirmou ainda sobre o compromisso da Ebserh em construir uma linha completa do cuidado oncológico. “Dos 41 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, 26 têm cuidados oncológicos. Temos conversado com o Ministério da Saúde e gestores do SUS sobre o compromisso da Ebserh em oferecer uma linha de cuidado com mais integralidade, tendo em um só local a oferta de tudo aquilo que é necessário para o tratamento oncológico, terminando assim com a fragmentação do atendimento”.
Lumena ainda reforçou a importância de qualificar e ampliar a inserção da Ebserh no SUS relativa ao cuidado oncológico, com um financiamento adequado para a oferta dos serviços gratuitos à população. “Nas nossas recontratualizações com os gestores SUS, temos colocado muito fortemente o nosso interesse em fortalecer o cuidado oncológico. O financiamento não pode ser por procedimento, mas pelo conjunto de cuidados necessários para aquela pessoa que tem seu diagnóstico oncológico já estabelecido”, finalizou a diretora.
Sobre a audiência
Realizada após requerimento do deputado Weliton Prado, a iniciativa foi realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Houve ainda a participação do coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção de Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Fernando Henrique Maia, da chefe do Serviço de Radioterapia do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Raquel Domingues da Silva, e do presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Marcus Simões Castilho, além de deputados federais, entre outras autoridades.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh