Notícias
AMPLIAÇÃO
Ebserh participa de audiência para construção do novo Hospital Universitário em Paulo Afonso (BA)
A sessão tratou das responsabilidades dos envolvidos no processo.
Brasília (DF) – A cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, está mais próxima de ter um hospital gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Nesta sexta-feira (22), representantes da estatal, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Executivo Estadual e Municipal, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e do Poder Judiciário Federal participaram de audiência de conciliação que definiu as responsabilidades da União, estado da Bahia, Univasf, Ebserh, município de Paulo Afonso e Chesf na construção do novo hospital universitário da cidade.
Conforme o acordo discutido, a Ebserh assumirá a gestão do novo hospital que será construído pelo Governo da Bahia, após entrega da infraestrutura física e assinatura do contrato de gestão com a Univasf, que possui campus e curso de medicina no município e administra o Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros, em Petrolina (PE). Por sua vez, a Univasf terá como uma de suas responsabilidades o apoio técnico ao estado da Bahia na definição dos parâmetros necessários ao projeto de construção do novo Hospital Universitário.
Segundo o coordenador da Consultoria Jurídica da Ebserh, Thiago Campos, o documento ainda necessita de prazo para homologação, mas já indica ações concretas para a efetiva construção e futuro gerenciamento do novo hospital universitário federal pela empresa pública. “É um movimento significativo na direção da construção de uma nova unidade hospitalar em uma região de saúde que atende aproximadamente 500 mil cidadãos de quatro estados (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Um momento histórico e importante”, avaliou.
Com a construção do HU em Paulo Afonso, a Ebserh contará com três unidades em solo baiano, somando-se à Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculados à Universidade Federal da Bahia.
A audiência de conciliação foi conduzida conjuntamente pelo juiz federal João Paulo Pirôpo e pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso. A Ebserh foi representada ainda, de modo virtual, pelo assessor de Conformidade da Presidência, José Souza Santana, pelo supervisor de Contratos de Gestão, Rômulo Prudêncio, e pela chefe do Serviço Jurídico de Contencioso Geral, Bruna Ibiapina Chaves.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh