Notícias
SAÚDE PÚBLICA
Ebserh participa de ato em defesa do SUS
Presidente da Ebserh participa de ato em defesa do SUS
Brasília (DF) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, esteve junto a trabalhadores da saúde e membros de movimentos sociais participando do ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado em frente ao Museu Nacional da República nesta terça-feira (4), evento fez parte da 17ª Conferência Nacional de Saúde, encerrada nesta quarta-feira (5). Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência foi promovida pelo Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Federal de Psicologia.
Do SUS, pelo SUS e para o SUS. Assim é definida a Ebserh por Arthur Chioro. Num contexto em que a construção de soluções é feita de forma coletiva, a presença de uma instituição como a Ebserh no sistema público de saúde se torna fundamental porque alia pesquisa e qualificação de recursos humanos com o objetivo de melhorar a assistência ao usuário e consolidar o conhecimento produzido nas universidades federais. “A Conferência Nacional de Saúde é ponto de contato entre instâncias governamentais, movimentos sociais e a população e isso mostra que também somos parte na efetivação das políticas públicas discutidas neste espaço e que impactam positivamente na população, através da nossa prestação de serviços”, destacou em seu discurso o presidente da estatal.
As deliberações da conferência orientam o Plano Plurianual de 2024-2027 e o Plano Nacional de Saúde, bem como ações governamentais federais para o SUS. O encontro realizado durante esta semana em Brasília foi precedido de etapas municipais e estaduais, envolvendo mais de 2 milhões de participantes.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh