Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Galeria de Imagens
CONHECIMENTO
Brasília (DF) – Começa, nesta sexta-feira (21), o primeiro curso de Qualificação do Cuidado em saúde mental da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) para os Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo da capacitação é qualificar a atenção e o cuidado especializado nas unidades que possuem este tipo de internação dentro da estatal.
O curso é integrante do Projeto de Qualificação do cuidado em Saúde Mental nos hospitais da Rede Ebserh, realizado em parceria com a Organização Pan Americana de Saúde (Opas). A iniciativa é a última das fases da proposta dentro do projeto: diagnóstico; plano de ação; apoio e capacitação.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou o compromisso da estatal com a rede de atenção psicossocial do SUS. “Esse projeto tem o objetivo absolutamente claro de qualificar o cuidado da saúde mental nos nossos hospitais universitários de acordo com a Política Nacional e com os princípios do Ministério da Saúde, além de ser uma oportunidade para nossas equipes se reorganizarem no processo de cuidado e de produção de conhecimento. Também precisamos olhar para a ambiência dos nossos espaços e transformá-los em locais de cuidado acolhedores”, disse.
“O maior intuito é o de propiciar a reflexão e análise das práticas desenvolvidas nas unidades de internação em saúde mental dos HUs na perspectiva dos princípios e diretrizes da Lei 10.216/2001, que trata dos direitos e da proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Sistema Único de Saúde (SUS), que possui um departamento específico, o Desmad”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Furtado.
Participações
A aula inaugural teve a presença da diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Sonia Barros. “A reflexão sobre esse cuidado em liberdade e fundamentado nos direitos humanos está sendo construída ao longo dos últimos 40 anos. Temos caminhado rumo à extinção de um modelo manicomial e à adoção de um modelo de atenção de base comunitária e em rede, que leva, entre outras coisas, à redução da demanda hospitalar”, afirmou Sonia Barros.
Entre membros da sede e dos hospitais da Ebserh, cerca de 150 membros participam do curso, que será totalmente online, possui carga horária de 30 horas e é ministrado por meio da plataforma 3EC. Os encontros que envolvem o curso são compostos de palestras e trabalhos em grupo com os apoiadores especialistas.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh