Notícias
Pesquisa
Ebserh inicia 3º ciclo de Pesquisa Nacional para verificar a satisfação dos residentes nos Hospitais Universitários
O novo ciclo de pesquisa ajudará a melhorar os programas de residência
Brasília (DF) – A Rede Ebserh iniciou na última sexta-feira (17) o 3º ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Hospitais Universitários Federais, que ocorrerá até o dia 17 de janeiro e tem como público-alvo residentes de todos os hospitais filiados.
O objetivo da pesquisa é verificar a satisfação dos alunos dos programas de residência, identificando pontos fortes e pontos de melhoria dos programas de residência, buscando a manutenção e reforço dos aspectos positivos e correção do que eventualmente estiver causando insatisfação.
Segundo a ouvidora-geral da Ebserh/MEC, Savana Dantas, a participação dos residentes nesse espaço tem sido essencial para pensar ações que beneficiem esse público. “Como desdobramentos da pesquisa de 2019, foram destinados recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde, que vincula os hospitais a criarem Planos de Melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática”, lembrou Savana.
Os participantes deverão responder o formulário através deste link.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Coordenadoria de Comunicação Social