Galeria de Imagens
GESTÃO
Ebserh fortalece parcerias e discute melhorias no atendimento à saúde pública em Uberlândia (MG)
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira (18), dirigentes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estiveram em Uberlândia, Minas Gerais, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), para estreitar os laços com os gestores locais e discutir melhorias no atendimento à saúde oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, liderou a comitiva, que contou com a presença do coordenador da Consultoria Jurídica, Thiago Lopes Cardoso Campos. A estatal é responsável pela gestão do Hospital desde 2018.
Durante a visita, Chioro salientou que o desafio é estabelecer um hospital universitário inovador, mantendo a qualidade e a tradição acumuladas ao longo dos anos. “O Hospital não é qualquer hospital, é um hospital complexo em todos os sentidos, pelo seu tamanho, pela sua estrutura, pela complexidade assistencial que tem e pelo desafio de produzir assistência de qualidade, ensino, pesquisa, inovação, e pelas condições históricas em que foi construído o processo de adesão à Ebserh, que é uma enorme e uma potente rede federal integrada”. Ele enfatizou que o compromisso da Ebserh e dos 41 hospitais vinculados é a oferta de serviços assistenciais via SUS, formar profissionais qualificados e promover ensino, pesquisa e inovação.
Para o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, “a grande responsabilidade da Reitoria é que o Hospital de Clínicas funcione bem, pensando em suas duas vertentes mais importantes: fazer ensino de qualidade, com a vasta gama de profissionais que são formados; e garantir a prestação de atendimento à nossa cidade e região com a qualidade necessária, pensando no conforto e na segurança do paciente”. O reitor também agradeceu o trabalho conjunto com a Ebserh, destacando a inter-relação das missões do HC-UFU e a colaboração mútua entre as instituições.
Investimentos e parcerias no HC-UFU
Durante a visita, foi realizada a cerimônia de apresentação do novo superintendente do HC-UFU, Marcus Vinicius de Pádua Netto, que assumiu o cargo em outubro de 2023. Ele é médico nefrologista formado pela UFU, com especialização e doutorado pela USP, professor adjunto na UFU e atua no HC. O superintendente agradeceu a confiança e o apoio recebido desde a nomeação. Sobre a continuidade das obras do Pronto Socorro, disse: “Já temos os recursos para finalizar a obra. Acreditamos que isso ocorra até o final de março”.
O novo prédio do HC-UFU terá 249 leitos e estrutura completa para atendimento de urgência e emergência. Além do Pronto Socorro no térreo, terá salas de exames, centro cirúrgico, UTI e heliponto para resgates aéreos. Desde o início da obra, em 2012, já foram aplicados cerca de R$ 166 milhões. O recurso é composto por destinações do Governo de Minas Gerais, do Ministério da Educação, da Ebserh e, nos últimos dois anos, mais de R$ 100 milhões provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Weliton Prado. Também foram reiniciadas, em novembro do ano passado, as obras do Bloco 8B no campus Umuarama da UFU com previsão de conclusão em 12 meses. O novo bloco, com quase 4 mil m2, terá sete pavimentos e abrigará instalações técnicas, unidades administrativas e de ensino.
Durante a visita, a comitiva da Ebserh conheceu as obras, bem como as instalações assistenciais, de ensino e pesquisa do HC-UFU. Para Chioro, “nosso desafio não é construir um prédio, mas um novo hospital universitário em sua essência e comprometido com o SUS e para o SUS, formando os melhores trabalhadores possíveis, com melhores programas de residência médica, multiprofissional, produzindo pesquisa que mude a vida das pessoas”.
Além disso, foram realizadas reuniões produtivas com diferentes órgãos: gestores do Hospital e da Universidade; coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU); Prefeitura de Uberlândia e a Secretaria de Município da Saúde; Ministério Público Federal; e, finalmente, Superintendência Regional de Saúde.
O presidente Chioro enfatizou a importância estratégica da integração entre os órgãos de saúde locais para garantir o atendimento de qualidade à população. Segundo ele, “é preciso ter capacidade de regulação, acompanhamento, monitoramento e diálogo permanente para assegurar uma boa assistência à população e, nesse sentido, é muito importante todo um trabalho de qualificação da gestão, que começa na atenção primária e se estende até a assistência prestada no HC-UFU”.
Com 510 leitos, o HC-UFU é um dos principais hospitais públicos de Minas Gerais, atendendo a 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte. Com serviços contratualizados pelas Secretarias Municipais de Saúde, realizou mais de 1,5 milhão de procedimentos de janeiro a novembro de 2023, incluindo procedimentos clínicos (620 mil), procedimentos cirúrgicos (25 mil), exames diagnósticos (888,7 mil) e ações relacionadas a transplantes (1,6 mil), segundo o DATASUS.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh