Galeria de Imagens
BENCHMARKING
Ebserh compartilha experiências de gestão com representantes do Uzbequistão e da Unops
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, nesta quarta-feira (06), representantes do governo do Uzbequistão e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) no país asiático e no Brasil. Na pauta, resultados e perspectivas das experiências de gestão nos hospitais administrados pela Ebserh, bem como a parceria com o UNOPS nacional, que é realizada em cooperação com o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conforme define o presidente em exercício, Dr. Daniel Beltrammi, a mostra de experiências representa um reposicionamento estratégico da Ebserh não apenas como uma entidade que recebe cooperações, mas que também atua de forma propositiva, ajudando países a desenvolver seus sistemas de saúde. Essa é a razão de ser das cooperações internacionais. “Trinta anos depois da Independência da ex-União soviética, o Uzbequistão está diante de um desafio que o Brasil também enfrentou: desenvolver o seu próprio sistema público de saúde. Por isso, é muito importante trocar experiências, especialmente quando falamos da organização de uma rede de hospitais, é em busca dessa expertise que o governo uzbeque nos procurou, a partir da Unops”, explicou Beltrammi.
Para o diretor da Unops no Uzbequistão, Brendan Keirnan, as maiores lições do encontro são a observação da evolução do sistema de saúde brasileiro e o compartilhamento de experiências na Cooperação Sul-Sul, captando o que possa ser adaptado para a realidade o país. “O principal atrativo para nós é o modo como, através desse período, a Ebserh desenvolveu e aprimorou os padrões de qualidade do serviço oferecido aos pacientes no Brasil, através das abordagens na administração de processos, considerando a qualidade e a sustentabilidade da assistência médica”, pontuou Keirnan.
Números
A Ebserh possui, atualmente, mais de 60 mil colaboradores, 8.500 leitos, 208 programas de residências médica, uniprofissional e multiprofissional, 8.134 residentes e 55 mil alunos de graduação. É responsável pela condução do Exame Nacional de Residência (Enare), que teve 68.300 inscritos, divididos em 36.555 para a área médica e 31.745 para a residência uni e multiprofissional, que concorreram a 5.096 vagas, distribuídas em 3.151 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde, em diversos programas de 114 instituições de todo o país.
Além disso, é responsável pelo Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que é disponibilizado para todos os hospitais do SUS, integra-os à rede de saúde local, e torna as informações disponíveis aos usuários através do HU digital.
Histórico
Com início em novembro de 2014, a cooperação entre a Ebserh e o Unops proporcionou a realização de projetos de infraestrutura no hospital do Amapá (HU-Unifap), nas unidades materno-infantis do HU-UFGD, na unidade da criança e adolescente (HUB-UnB) e na unidade materno-infantil de Salvador (MCO-UFBA), na unidade ambulatorial do complexo do Hucam-Ufes e no plano diretor físico-hospitalar do HC-UFPE.
A parceria gerou também a elaboração de 20 manuais técnicos disponíveis em inglês e português, bem como 29 seminários técnicos e capacitações, nos quais participaram 380 gestores de hospitais na área de gestão de projetos, 1600 funcionários em audiências públicas e 3600 horas de mentorias individualizadas.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh