Notícias
DESENVOLVIMENTO
Ebserh apresenta ao BNDES avanços do AGHU
Representantes da Ebserh apresentaram dados sobre os investimentos feitos
Representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) reuniram-se para discutir e acompanhar os avanços do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um software voltado às unidades filiadas à estatal. O banco disponibiliza recursos à Ebserh por meio de um fundo social, que possibilita a aquisição de equipamentos para os hospitais, a fim de viabilizar a implantação do aplicativo e a modernização do parque tecnológico.
A presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, ressaltou a importância dos recursos para o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação (TI) dos hospitais universitários federais, que afeta diretamente o atendimento dos pacientes. “É preciso fazer investimentos na área tecnológica em diferentes níveis. Alguns lugares já existe uma estrutura boa, mas em outros foi preciso instalar coisas básicas. Com a adequação, o impacto social é enorme nos locais”, comentou.
O diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral, apresentou dados e detalhou o destino final dos recursos e dos equipamentos. Ele destacou o processo de avaliação de necessidades de cada hospital e a capacitação dos profissionais envolvidos. “Procuramos observar as características próprias de cada local. Só assim o sistema consegue ser eficiente. Ele não consegue resolver problemas se não tiver uma análise de estrutura e capacitação de pessoas”, disse.
Além deles, estiveram presentes no local representantes da Fundação Médico do Rio Grande do Sul, que colabora no processo de licitação dos materiais, do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Avanços na prática
Quem também deu sua visão sobre o desenvolvimento do AGHU e dos investimentos foi o presidente do HCPA, Amarílio Vieira. Para ele, o trabalho desenvolvido alcançou ótimos resultados e possibilitou a melhora de processos. “O caminho para nossa qualificação (dos hospitais) começa a ter um norte com projetos como esse. Vemos que dá para chegar em um outro nível de funcionamento”, avaliou.
Para exemplificar o que acontece na prática nos hospitais, o superintendente do HUB, Hervaldo Carvalho, apresentou dados sobre a situação do local que administra. Segundo ele, o hospital teve uma evolução nítida na organização interna e no atendimento aos pacientes. “Conseguimos, por meio do sistema, controlar grandes ralos de fuga de recursos em um hospital, como o de controle de medicamentos e de insumos, além de facilitar o atendimento aos pacientes”, comentou.
Após assistir aos depoimentos, o representante do BNDES, Henrique Ferreira, destacou a importância da gestão dos recursos e dos investimentos eficazes que têm sido feitos pela Ebserh e pelos hospitais. “Liberar recursos é até a parte mais fácil. Difícil é fazer a gestão, conseguir aplicar os investimentos; e isso, esse projeto tem conseguido”, analisou.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh