Notícias
GESTÃO
Conselho de Administração da Ebserh conta com novos conselheiros
Brasília (DF) – Órgão de deliberação estratégica e colegiada da Ebserh, o Conselho de Administração (CA) da estatal conta com dois novos membros. Nesta quinta-feira, 18 de julho, Nilton Pereira Júnior tomou posse como representantes do Ministério da Saúde, enquanto Lena Vânia Carneiro Peres foi apresentada para recondução para a vaga do representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a ser efetivada na próxima Assembleia Geral. Anteriormente, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, já havia assumido como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O presidente do CA, Adalton Rocha de Matos, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, cumprimentaram e deram boas-vindas aos novos membros e destacaram a satisfação em poder contar com a experiência e contribuição deles ao Conselho.
Currículos
Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) desde 2014, Nilton Pereira Júnior é, atualmente, secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do MS. É médico sanitarista graduado pela UFU (2008), mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. No Hospital de Clínicas da UFU, vinculado à Ebserh, atuou como gerente de Ensino e Pesquisa e como superintendente.
Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Lena Vânia possui Mestrado e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo Unifesp. É docente do curso de graduação em medicina da Universidade São Caetano do Sul (SP) e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCTI, em Tefé (AM), além de desenvolver outras atividades.
Atualmente reitor da UFU, Valder Stéffen Junior é graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. É doutor pela Université de Franche-Comté (Besançon-França). Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, o primeiro no INSA de Lyon, na França, e, o outro, na Virginia Tech, Estados Unidos. É professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica e Pesquisador Sênior do CNPq.
Competências e atribuições
Cabe aos conselheiros do CA atuar conforme as competências do órgão, como, por exemplo, fixação das orientações gerais das atividades da Ebserh, aprovação do orçamento e programa de investimentos e condução de questões em que não haja previsão estatutária.
O CA é formado por três membros indicados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo presidente da Ebserh, por um membro indicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por dois membros indicados pelo Ministério da Saúde, por um membro indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e por um representante eleito pelos empregados.
Saiba mais sobre o Conselho de Administração no portal da Rede Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Com informações da UFU