Notícias
EXCELÊNCIA
Compromisso com a qualidade marca os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente na Rede Ebserh
Brasília (DF) – Compartilhar avanços e acelerar a mudança. Esse é o tema em comemoração aos dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) nos hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante o mês de abril, ações em todo o país reforçam a importância das pequenas atitudes do dia a dia para a construção de um ambiente hospitalar seguro e de qualidade.
Nos hospitais da Rede, o Programa Ebserh de Segurança do Paciente (PESP) foi instituído em 2014, alinhado ao PNSP e seguindo os protocolos básicos e as metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, redução do risco de infecções e redução do risco de quedas e de lesões por pressão.
A coordenadora da Gestão da Clínica da Rede Ebserh, Viviane Couto, pontua que a troca de experiências exitosas entre os hospitais universitários é uma prática valiosa que pode proporcionar aos hospitais da Rede Ebserh fortalecer e qualificar ainda mais o cuidado prestado aos usuários. Quando as equipes compartilham suas melhores práticas e lições aprendidas, ampliam-se as oportunidades de evitar erros, melhorar os processos de trabalho e fornecer um cuidado mais eficiente, efetivo e seguro aos pacientes.
A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CHC-UFC/Ebserh), Emeline Lopes, comenta que utiliza variados recursos de educação em serviço e construção colaborativa, como investigação de notificações, treinamentos e capacitações para gestores e colaboradores, melhorias de processos, monitoramento de indicadores, entre outras ações. “No dia a dia, essas estratégias são essenciais na busca da implementação de tudo aquilo que é planejado, pensando no engajamento dos profissionais e no envolvimento dos pacientes”, afirma.
No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh), profissionais da Unidade de Segurança do Paciente (USEP) percorreram as unidades assistenciais com o objetivo de capacitar e fortalecer os conhecimentos sobre prevenção de quedas junto às equipes da linha de frente. “A equipe está aplicando o termo de responsabilidade compartilhada (TRC) junto aos técnicos de enfermagem, assim como estão orientando a família e os acompanhantes dos pacientes”, explica a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do CHC-UFPR, Denise Rocha. Foram também oferecidas vagas nos cursos EAD de Identificação do Paciente e Prevenção de Quedas, tendo como público-alvo trabalhadores e residentes.
Cuidado assistencial
Os pequenos detalhes podem fazer grande diferença no cotidiano da assistência. Quando o paciente vai fazer uma cirurgia, por exemplo, é essencial que a equipe verifique todas as etapas necessárias para iniciar o procedimento. A anestesiologista Ana Carolina Drummond, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/Ebserh), menciona que um dos pontos muito importantes do checklist antes de uma cirurgia é o questionamento se o usuário possui alguma alergia.
“Administrar um medicamento no paciente que tem alergia a ele pode ser catastrófico”, alerta a médica. Em 2022, o HC-UFMG obteve 98,9% no índice de implantação do Programa Ebserh de Segurança do Paciente, e nos últimos dez anos foram produzidos 83 projetos sobre o tema da segurança do paciente no hospital. “Todos esses dados demonstram o avanço da cultura de segurança do paciente que foi considerada como boa e excelente por mais de 70% dos nossos profissionais”, salienta a chefe da Unidade de Segurança do Paciente do HC-UFMG, Carolina Cunha.
“No âmbito do PNSP, os Núcleos de Segurança do Paciente instituídos nos hospitais da Rede têm sido instâncias importantes para disseminação da cultura de segurança, articulando e integrando os processos de gestão de risco e promovendo a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias em saúde”, aponta a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade - substituta, Gabriela de Oliveira. As ações realizadas também têm contribuído para o maior envolvimento de pacientes e familiares no processo de cuidado e para a formação dos estudantes.
Campanha em rede
Além das unidades já citadas, outros hospitais da Rede produziram conteúdo em vídeo que foi compartilhado na campanha do Ministério da Saúde e realizaram programações alusivas ao Abril pela Segurança do Paciente. Palestras, treinamentos, conversa com as equipes de saúde, dinâmicas de higienização das mãos e elaboração de materiais educativos foram algumas das atividades executadas pelos setores. Acompanhe, no portal Gov.br da Ebserh, na página Abril pela Segurança do Paciente 2023, a publicação de alguns conteúdos gerados nessas ações.
Programa Nacional de Segurança do Paciente
Instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 1º de abril de 2013, por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, o PNSP objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde no Brasil. Desde então, várias iniciativas foram implementadas na Rede Ebserh para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam um atendimento seguro e de qualidade.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo, com revisão de Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social