Notícias
ASSISTÊNCIA
Complexo Hospitalar da Ebserh em Fortaleza (CE) investe mais de R$ 1,9 milhão na aquisição de novos ventiladores pulmonares
Fortaleza (CE) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (CH-UFC/Ebserh) adquiriu 28 novos ventiladores pulmonares. Os recursos, que somam mais de R$ 1,9 milhão, tiveram como fonte o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Ebserh. O CH-UFC é composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).
A superintendente do Complexo, Josenília Gomes, destaca que o investimento tem por finalidade a modernização do parque tecnológico do CH-UFC. “Esta aquisição torna possível a substituição dos modelos antigos que estavam em uso no HUWC. Em 2018, foram adquiridos ventiladores para modernização do parque da MEAC e, em 2023, foi priorizada a modernização dos ventiladores do HUWC, atendendo à demanda de aquisição prevista no plano de substituição do CH-UFC”, citou a gestora.
Os equipamentos vão atender os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Clínica e Pós-operatória, além das Clínicas Médicas e Cirúrgicas. A reestruturação do parque tecnológico com a compra de novos ventiladores pulmonares possibilita não apenas a otimização da assistência hospitalar de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas também aumenta a capacidade do ensino, da pesquisa e da inovação na área da saúde.
A chefe do setor de Paciente Crítico, Fátima Rosane de Almeida, citou, entre os benefícios, novos alarmes de segurança durante a ventilação. “Outra vantagem é a possibilidade de realizar diferentes modalidades de assistência ventilatória, como ventilação invasiva, ventilação não invasiva e terapia de alto fluxo em um só aparelho. Além da melhoria na assistência ao paciente, permite uma melhor aprendizagem dos alunos nas discussões à beira-leito”, enfatizou.
Segundo o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Eduardo Frota, os ventiladores pulmonares para terapia intensiva contam com modalidades ventilatórias e recursos avançados. “O modelo adquirido também possui características adequadas para transporte intra-hospitalar e tecnologia com turbina para funcionamento sem a necessidade de suprimento externo de ar comprimido”, complementou.
Saiba mais - Os ventiladores pulmonares são equipamentos utilizados para fornecer o adequado suprimento de oxigênio, importante para a manutenção da vida, desde o suporte respiratório na recuperação pós-anestésica até no uso em pacientes com desconforto ou insuficiência respiratória.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social