Séries Especiais
ESPECIAL DIA DAS MÃES
Caroline, maternidade com superação
Mãe e filho sempre incentivaram um ao outro
Admiração, cumplicidade e união. Sempre foi assim. Um apoia o outro e ama sem medir distâncias. São 4.200 quilômetros que separam momentânea e fisicamente Caroline Câmara, de 46 anos, do seu filho Igor Câmara, de 26. Neste Dia das Mães, eles enfrentarão a fronteira da saudade, mas essa circunstância jamais limitará o amor entre mãe e filho.
O companheirismo entre eles está nos mínimos e máximos detalhes. Em 2014, na ocasião do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Igor, à época com 17 anos, tinha acabado de concluir o ensino médio e decidiu fazê-lo, mas não sozinho. Encorajou a mãe, que é contadora, a também tentar. Traçaram uma rotina de estudos com resoluções de questões juntos. Fizeram provas para os três hospitais da rede localizados no Rio Grande do Norte, estado de origem deles, e em João Pessoa (PB), cidade onde Caroline foi convocada para atuar no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em novembro de 2015. Foi mais um momento de incentivo do filho, que disse: “Viva essa oportunidade”.
Em maio de 2017, Igor foi convocado para assumir a vaga de assistente administrativo no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal (RN), tendo Caroline conseguido, neste mesmo ano, sua movimentação, passando mãe e filho a trabalharem no mesmo hospital: ele, lotado na Divisão de Gestão de Pessoas; ela, na Unidade de Administração de Pessoal, ligada à mesma Divisão.
Em julho de 2020, Caroline teve a possibilidade de trabalhar temporariamente na Administração Central, em Brasília (DF). Esse período gerou o medo natural do que é novo, junto à inquietude de ficar longe do filho e da família. Igor, entusiasta do potencial da mãe, mais uma vez, foi ponte para o seu voo. “Vai ser muito bom para você. É uma oportunidade para trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Vá!”. E ela foi. Permaneceu por um período de nove meses, voltou ao Huol-UFRN e, posteriormente, foi convidada a retornar à Brasília, onde permanece desde fevereiro de 2022.
Neste período, divididos entre RN e DF, eles estão unidos no amor fortalecido pelo orgulho que sentem um do outro pela trajetória trilhada. Caroline sabe que pode contar sempre com o filho. “Se torna mais fácil porque tenho o apoio dele nessa jornada. Ele me incentiva a crescer”. Igor permanece vibrando por cada conquista da mãe. “A saudade existe, mas ameniza porque sei que está sendo uma etapa de boas experiências. Ela é a minha referência. Temos uma relação de companheirismo e amizade. A determinação dela é um exemplo para mim. Estamos sempre juntos em todos os projetos de vida”, relata o concursado, filho de concursada, já imaginando quantos sonhos mais realizarão por terem um ao outro.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos