Notícias
Dia Mundial do Rim
Campanha alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais
Brasília (DF) – Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais, foi criado o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Neste ano, o tema é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. A Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra 41 hospitais universitários federais, participa da campanha em diversas de suas unidades hospitalares.
Hivis Sousa, médico nefrologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap/Ebserh), explica que, nesse momento, profissionais da nefrologia de todo o mundo se engajam. São organizadas palestras, campanhas e diversas iniciativas em comunicação para que a população tenha acesso a um pouco mais de informação sobre o tema e possa melhorar sua saúde renal. “Nosso foco é na prevenção, conhecimento dos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, destaca o médico.
A campanha desse ano atenta para a importância de universalizar o exame de creatinina, que é relativamente barato e muito importante para detectar problemas renais, e da atenção especial para os vulneráveis, pessoas com maior dificuldade de garantir acesso à assistência médica. Também cita os “desafios inesperados”, como a pandemia de covid-19, que pode acabar por agravar o cenário das doenças renais. Por esse motivo, a campanha “World Kidney Day” realiza no dia 09 de março atividades por todo o mundo, que podem ser visualizadas e acessadas no site da iniciativa.
Veja alguns depoimentos e serviços oferecidos pela Rede Ebserh/MEC para a saúde renal.
Hospitais da Rede Ebserh com atividades no Dia Mundial do Rim
HC-UFMG
A programação inclui ações educativas, aferição de pressão arterial e palestras sobre o tema “Doença renal crônica: uma doença silenciosa que acomete milhões de brasileiros”.
HUAP-UFF
Nos dias 12, 13 e 14 de março, os trabalhadores podem dosar a creatinina no centro de diálise do hospital.
HUCAM-UFES
O Dia Mundial do Rim está sendo comemorado com um evento no auditório do hospital. Os participantes podem acompanhar palestras sobre saúde dos rins, exame de creatinina, cuidado dos vulneráveis e tratamento conservador.
HUBFS-UFPA
Aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Rim, o hospital está estimulando a realização do exame de creatinina. A requisição de exame pode ser solicitada na sala da UCMCC.
HC-UFU
No dia 9 de março, serão realizadas ações educativas e palestras sobre doenças renais crônicas, vulnerabilidade e mudanças de hábitos de vida.
HU-UFMA
Promoverá um dia de ações voltadas para a sensibilização e conscientização sobre a importância da saúde dos rins. Ela ocorrerá dia 09/03 das 8h às 16h, no saguão do Centro de Convenções Paulo Freire no campus da UFMA.
HC-UFPE
Ação socioeducativa de prevenção às doenças renais para os usuários e profissionais da instituição nas portarias 1 e 4, onde haverá abordagem de usuários com a entrega de panfletos e exibição de cartazes informativos, bem como uma atividade educativa com os pacientes internados que fazem hemodiálise, debatendo neste ano o tema "Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados".
HC-UFG
Ação de sensibilização de acompanhantes de usuários e colaboradores do hospital com a distribuição de folhetos informativos e cartazes pela equipe de Nefrologia. Também serão ofertados 100 exames de creatinina para a identificação de pessoas com nefropatias potencialmente tratáveis. Os casos identificados serão acompanhados pela equipe do serviço.
HUGV-UFAM
A programação de quatro dias engloba distribuição de material educativo, atividade recreativa com servidores e pacientes, conclusão de curso supletivo dos pacientes pela Secretaria da Educação e apresentações artísticas.
HUB-UnB
Será montado um estande para a distribuição de materiais informativos e aferição de pressão arterial.
HUWC (CH-UFC)
Estão programas diversas atividades, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, distribuição de material educativo, orientações nutricionais para pessoas com problemas renais e divulgação de informações sobre direitos sociais para pessoas com problemas renais crônicos.
HU-Unifap
Realizou palestra com o médico nefrologista Hivis Sousa no auditório do hospital e realizou coleta de glicemia e creatinina no ambulatório.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Por Andrew Costa e Leticia Justus
Unidade de Reportagem da Ebserh
Coordenadoria de Comunicação Social