Notícias
Transplante
Banco de Olhos do hospital da Rede Ebserh em Pelotas (RS) retoma as atividades e realiza a primeira captação de córneas
Desde o retorno do serviço, já ocorreu a primeira doação efetivando assim a primeira captação do HE
Pelotas (RS) – O Banco de Olhos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e vinculado à Rede Ebserh/MEC (HE-UFpel/Ebserh) realizou a primeira captação de córneas no atual cenário de pandemia. As atividades de captação de tecidos em coração parado estavam suspensas desde março de 2020 e foram retomadas esta semana.
Após estabelecer fluxos de adequação e capacitação da equipe para coleta de RT-PCR (que detecta o coronavírus), o Banco de Olhos retornou suas atividades. “Desde o retorno das atividades, obtivemos nossa primeira doação efetivando assim a primeira captação do HE”, afirmou a enfermeira Valdineia Wrege. Segundo ela, o Banco de Olhos está à disposição 24 horas, para sanar dúvidas e esclarecimentos sobre doações e está localizado ao lado da portaria principal do hospital.
Banco de Olhos
Teve início das suas atividades em 2006, sendo responsável por realizar a captação, preservação, avaliação, distribuição de tecidos oculares humanos e entrevista familiar. Através desses procedimentos, ele fornece córneas para todos os hospitais credenciados para transplantes no Rio Grande do Sul ou até mesmo para fora do estado, conforme deliberação da Central de Notificação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
O serviço atua em parceria com outros hospitais da região, informando e esclarecendo a comunidade sobre a importância da doação de córneas, no intuito de minimizar o tempo das pessoas que atualmente aguardam por um transplante. Além disso, também é parceiro dos hospitais que compõem a Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) na cidade e em Rio Grande, aumentando assim a abrangência das captações de córneas.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HE-UFPel/Ebserh