Notícias
INVESTIMENTO
Autorizados recursos de R$ 16 milhões para hospitais universitários federais
Hospitais universitários federais receberão R$ 16 milhões para aplicarem no custeio de atividades de assistência à saúde, ensino e pesquisa. O recurso, autorizado por portaria do Ministério da Saúde publicada na edição desta sexta-feira, 9, do Diário Oficial da União, corresponde à segunda parcela do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Foram contemplados com os recursos os hospitais vinculados às universidades federais Fluminense (UFF); de Campina Grande (UFCG); de Mato Grosso (UFMT) e do Ceará (UFC). Os valores destinados a cada unidade foram definidos com base no perfil de cada hospital, considerando número de leitos e complexidade de atendimento, e a contratualização com os gestores estaduais e municipais de saúde.
A liberação dos recursos pelo Fundo Nacional de Saúde está condicionada à comprovação, pelos hospitais, da necessidade do pagamento imediato.
O Programa Rehuf foi criado em 2010 e tem entre suas diretrizes a recomposição do financiamento dos hospitais universitários federais e a recuperação física e tecnológica das instituições. Desde a sua criação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passou a ser o órgão do Ministério da Educação responsável pela gestão do programa.
A relação dos hospitais contemplados está disponível na Portaria do Ministério da Saúde nº 2.531, publicada na edição de 09 de novembro, seção 1, página 56.
Assessoria de Comunicação Social