Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Galeria de Imagens
EDUCAÇÃO
Brasília (DF) – Hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) têm desenvolvido trabalhos que vão além do cuidado médico, promovendo ações pedagógicas que visam o acompanhamento escolar e o acolhimento de pacientes internados. O dia 15 de março marca o Dia da Escola, no Brasil, e, em alusão a esta data, esta reportagem traz algumas das iniciativas de hospitais da Rede Ebserh voltadas à educação dos pacientes.
No Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh), desde 2010 uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a UFPA, tem possibilitado o direito constitucional à educação no hospital. O serviço oferece acompanhamento escolar a crianças e adolescentes internados ou em atendimento ambulatorial no hospital.
“Este trabalho dialoga com o cuidado, pois cuidar é algo abrangente que envolve a saúde, o bem-estar, a atenção e o zelo, valorizando o ser humano em sua integralidade, o que abarca a educação”, frisa Rita Rosa Figueiredo, professora da Seduc que desempenha atividades pedagógicas no HUJBB.
As atividades são diversificadas e adaptadas à idade, às necessidades dos estudantes e ao ano escolar. O ensino é estruturado com base em projetos anuais que exploram aspectos culturais do estado paraense, promovendo uma abordagem interdisciplinar. “Nessa perspectiva, também é observada a questão da humanização, considerando a inclusão e o acolhimento de todos, partindo das necessidades individuais no que tange às questões sociais, emocionais e educacionais”, completa.
No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), ações realizadas pela pedagoga Raimunda Mendes têm se destacado nesse sentido. O trabalho é voltado para crianças internadas e o atendimento é feito individualmente nos leitos de internação. “Essas ações garantem o direito à educação e minimizam os impactos emocionais da hospitalização”, destaca Raimunda. As atividades lúdicas e pedagógicas são realizadas de acordo com a necessidade da criança e de acordo com seu nível de aprendizagem.
Iniciativas que também têm sido abraçadas pelos Hospitais Universitários Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (Humap-UFMS/Ebserh) e o da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh). Samara Cerqueira, docente ligada à Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do Humap, explica: “O trabalho pedagógico desenvolvido nos hospitais é o serviço de atendimento educacional em ambiente hospitalar”.
O projeto envolve o planejamento e a adaptação do currículo escolar, além da implementação de estratégias e avaliações que considerem a condição de saúde dos estudantes, garantindo atividades que favoreçam seu aprendizado. As atividades pedagógicas são direcionadas a estudantes matriculados no ensino regular: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA).
“Essas atividades desempenham um papel fundamental no processo de recuperação e bem-estar dos estudantes pacientes, especialmente das crianças e adolescentes. Além disso, promovem a socialização, a aprendizagem e a continuidade do desenvolvimento educacional, mesmo em um contexto hospitalar”, avalia Samara, que, dentre os diversos casos que têm acompanhado, relata um que lhe marcou.
“Foi o de uma criança internada no CTI pediátrico por um longo período, que desenvolveu depressão e dificuldades motoras. As atividades pedagógicas foram essenciais para sua recuperação, estimulando movimento e interação social. Com apoio das professoras, ela melhorou sem precisar de medicação para depressão, um resultado celebrado pela equipe e sua família”, relembra.
Sobre a Ebserh
A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação de: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh