Notícias
Tecnologia e assistência
Após aquisição de equipamento, hospital da Rede Ebserh em João Pessoa (PB) oferece exames de ecocardiografia
Expectativa é que sejam realizados entre oito e 12 exames por mês, conforme quantitativo contratualizado com o gestor local do SUS
João Pessoas (PB) – Após aquisição de moderno equipamento de cardiologia, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) está realizando exames de ecocardiograma transesofágico. Os primeiros procedimentos com o novo equipamento foram realizados no início deste mês de maio, na sala de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do hospital-escola.
Com a aquisição da nova sonda transesofágica, no valor de mais de R$ 128 mil, pacientes serão beneficiados com o ecocardiograma transesofágico, exame de alta precisão para identificar estruturas intracardíacas. O procedimento é indicado para avaliação de doenças cardiovasculares a exemplo de endocardites infecciosas e cardiopatias congênitas.
“Trata-se de um exame que vê estruturas de maneira muito próximas, sendo fundamental em alguns cenários que exigem maior detalhamento das estruturas intracardíacas”, explicou o cardiologista Helman Martins, chefe da Unidade do Sistema Cardiorrespiratório do Lauro Wanderley.
Segundo o especialista, a expectativa é que sejam realizados entre oito e 12 exames por mês, conforme quantitativo contratualizado com o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes internados e regulados pela Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.
Método
A ecocardiografia transesofágica é um método ultrassonográfico realizado por meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia local da orofaringe (para evitar o reflexo de vômito). Permite a obtenção de informações relevantes para o diagnóstico de alterações estruturais e funcionais do coração.
É indicado para visualizar a anatomia cardíaca e suas malformações, diagnóstico de fontes de embolia pulmonar e sistêmica, presença de trombos intracavitários pré-cardioversão, melhor detalhamento anatômico e funcional das valvas cardíacas e de próteses valvares (sobretudo em posição mitral), diagnóstico e avaliação de complicações de endocardite, diagnóstico de doenças da aorta, e ecocardiografia transtorácica com limitação importante de imagem.
O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Saiba mais sobre a Rede Ebserh.
Com informações do HULW-UFPB/Ebserh