Galeria de Imagens
GESTÃO
Alinhamento de objetivos marca a visita da presidência da Ebserh a hospital administrado pela estatal em Maceió (AL)
Maceió (AL) – Na última sexta-feira (17), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), recebeu a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. A estatal faz a gestão do Hospital desde 2014. O objetivo da visita foi conhecer mais sobre o funcionamento do Hospital e suas possibilidades de melhoria na prestação de serviços de saúde e nas áreas de ensino, pesquisa e inovação. Durante a manhã, o presidente reuniu-se com a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, e representantes da alta gestão do Hospital; e pela tarde foi conduzido pelo superintendente, Célio Rodrigues, em uma visita pelas dependências do HUPAA.
Chioro conheceu as instalações do hospital, como ambulatórios, maternidade, CACON, Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Unidade de diagnóstico por imagens. A visita incluiu ainda o serviço de nefrologia, além de espaços em construção, como o Centro de Pesquisa Clínica, o necrotério e os novos ambientes de UTI pediátrica e geral.
O presidente destacou o intuito de aprimorar o trabalho que vem sendo realizado no HUPAA. “Nós andamos por todos os cantos, reconhecendo as áreas que serão reformadas, as áreas que estão em reforma, as áreas que precisam ser priorizadas, como é o caso do CACON e da maternidade. Esse hospital tem um papel estratégico, não apenas para Maceió, mas para todo o estado em suas múltiplas dimensões. Por isso, como presidente da Ebserh, preciso estar junto da equipe para apoiar a gestão a melhorar ainda mais o serviço oferecido no Hospital Universitário da UFAL”, disse.
Também participaram do ato o gerente administrativo, Anderson Barros; a gerente de Atenção à Saúde, Elisângela Sousa; a chefe do Setor de Ensino, Mônica Assunção; a chefe da Governança, Inêz Carneiro; a chefe do ambulatório, Andreza Larize; o chefe de Administração e Finanças, Rodolfo Ferreira; e a chefe do Setor de Qualidade do hospital, Celina de Azevedo, entre outros colaboradores.
Célio Rodrigues considerou de extrema relevância a visita do presidente Arthur Chioro. “Poder ver in loco, conversar e ter um tempo disponível para o hospital é importante para que ele possa conhecer as demandas que temos, para além do envio de um documento. Na ocasião, também tomamos ciência das diretrizes dadas pela gestão da Ebserh para os hospitais universitários, aonde devemos ir, quais rumos devemos traçar, então foram apontados caminhos que podemos seguir”, destacou o superintendente do HUPAA.
“Nossas universidades e hospitais universitários passaram anos sem a perspectiva de investimentos, sem a possibilidade de melhorar os serviços de assistência, ensino e pesquisa, seja porque não tinham recursos, seja porque não tinham autorização para que as equipes pudessem pensar estrategicamente o futuro dos seus hospitais. Então, estou aqui discutindo com eles e colocando toda a estrutura da Ebserh para apoiá-los, para provocá-los, para que eles possam pensar em um plano diretor hospitalar, prioridades objetivas e, juntos colocá-las, em prática”, reforçou Chioro.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh