Notícias
PARCERIA
Acordo entre Ebserh e Hospital de Amor de Barretos beneficiará pacientes de tratamento oncológico em Lagarto (SE)
Acordo ebserh hospital de amor tratamento oncológico
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Fundação Pio XII – Hospital de Amor (HA), antigo Hospital do Câncer de Barretos, celebraram acordo de cooperação para exercício de atividades no Hospital Universitário de Lagarto (HUL/UFS/Ebserh), unidade vinculada à estatal em Sergipe. O documento, assinado na última terça-feira (3), prevê a ampliação do tratamento oncológico por meio da qualificação do cuidado, estímulo à pesquisa e inovação, e melhorias na infraestrutura.
O acordo possibilitará a oferta de vagas de treinamentos, capacitações para graduandos, pós-graduandos, profissionais da Rede Ebserh, com o objetivo de qualificar a formação destes discentes e profissionais, nos temas relacionados ao manejo do paciente com câncer, desde os procedimentos básicos da linha do cuidado até as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, cirurgias robóticas. Estas capacitações serão realizadas pelo Hospital de Amor através dos seus centros de formação - NEC e IRCAD no formato EAD e/ou presencial.
O Hospital de Amor construirá também um espaço anexo ao HUL, que abrigará os setores administrativos e de ensino, liberando o espaço assistencial, hoje ocupado por estes setores, para a adequação e ampliação para a assistência aos pacientes oncológicos. Este serviço terá fluxo independente dos demais prestados pela unidade.
Conforme define o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a soma de esforços ajudará a empresa tanto no exercício do seu importante papel na formação dos futuros profissionais da saúde quanto na pesquisa, inovação e no atendimento das necessidades regionais através da assistência junto ao SUS. “Temos um desafio de produção de conhecimento e nos nossos hospitais se produzem estudos. Nesse quesito, a associação junto a uma instituição com mais de 60 anos de história ofertará à população um atendimento duplamente qualificado, que possui os parâmetros de excelência nossos e do Hospital do Amor”, ressalta.
A parceria traz ganhos sobretudo à comunidade, e, segundo a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo, os efeitos ampliam-se para todo o estado de Sergipe e a região nordeste, graças à capacidade de assistência do Hospital de Amor. “Eles acompanham o paciente desde o diagnóstico, tratamento – seja clínico ou cirúrgico –, até a reabilitação. Essa parceria é sem fins lucrativos, porque tanto HUL quanto o HA são 100% SUS. O acordo será responsável pela ressignificação, reorganização da linha do cuidado do paciente com câncer em Sergipe e um salto na qualificação da formação dos discentes e profissionais da Rede Ebserh”, explica a diretora.
A Ebserh possui em sua rede 193 alunos de pós-graduação matriculados em programas de oncologia, sendo 149 no de residência multiprofissional e 44 na residência médica. A partir do acordo com o Hospital de Amor, eles poderão ter acesso a atividades de ensino e pesquisa na área de oncologia clínica e cirúrgica, assim como os 686 residentes médicos da especialidade de clínica médica, as capacitações pertinentes ao manejo qualificado do paciente oncológico, na urgência e emergência e clínica médica.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh