Notícias
Campanha
Ações na Rede Ebserh/MEC marcam o Dia Mundial de Doação de Leite Materno
Tema da campanha de 2021 tem o slogan “Doação de Leite Materno: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”
Brasília (DF) – Nesta quarta-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. O leite materno protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias, alergias e diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Em relação às mães, a prática da amamentação auxilia na perda de peso, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal e reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário. Com a pandemia, muitas mães ficaram receosas em manter a amamentação, temendo a contaminação dos bebês, impactando, assim, nas doações. Por isso, neste ano, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) definiu como tema da campanha de 2021 o slogan “Doação de Leite Materno: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. Na Rede Ebserh/MEC, várias ações foram programadas para esse dia e, também, para o mês de maio, além de ser um momento para divulgar os Bancos de leite Humano e incentivar a doação.
No Distrito Federal, o estoque do Banco de Leite do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh/MEC) está com menos de 20% de sua capacidade. Toda mulher saudável que está amamentando pode ajudar. O HUB oferece um kit para armazenamento e recolhe o leite em casa para quem mora na Asa Norte, Noroeste, Sudoeste, Asa Sul, Cruzeiro, Lago Norte, Paranoá, Itapoã, Varjão, São Sebastião, Octogonal e Águas Lindas. O HUB também oferece orientações para as mães com dificuldade de amamentar ou ordenhar. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Por conta da pandemia, é necessário marcar horário, pelo telefone (61) 2028-5585.
Durante esse mês de maio, o Hospital Universitário de São Luís (HU-UFMA/Ebserh/MEC) conta com uma programação voltada à conscientização do tema, com divulgação por e-mail e folders educativos. Os residentes do hospital também participam de treinamentos online, além de homenagens para doadoras de leite humano.
O Hospital Universitário de Dourados (HU-UFGD/Ebserh/MEC) realiza campanha de conscientização para captar novas doares de leite humano e agradecer as mulheres que já doam. AS doadoras externas estão sendo homenageadas com a entrega de um mini polvo feito em crochê com cartão do Dia da Doação. Com as doadoras internas, foi realizada uma roda de conversa nesta quarta, 19, com a entrega de fotos dos bebês para as suas respectivas mães. Mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone do Banco de Leite Humano do HU-UFGD: (67) 3410-3002.
Em Florianópolis, o HU-UFSC/Ebserh/MEC participa da campanha nacional, divulgando os locais para recebimento das doações na cidade: Maternidade Carmela Dutra, pelo telefone (48) 3251-7552, Hospital Infantil Joana de Gusmão (Agronômica), pelo telefone (48) 3251-9141, e Hospital Regional de São José (Praia Comprida), pelo telefone (48) 3271-9158.
O HC-UFMG/Ebserh/MEC promove e apoia a amamentação através do cumprimento dos “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno” e demais critérios da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, título que a instituição detém desde 2008. Por meio do Posto de Coleta e Armazenamento de Leite Humano do HC, lactantes que estão com seus filhos internados na Unidade de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, bem como as puérperas, recebem apoio e orientações. O HC atende também mulheres que não são pacientes da unidade, mas que querem doar o seu leite. A equipe é composta por 12 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Em Maceió (AL), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh/MEC) realizou, nesta quarta, 19, a Jornada de Aleitamento Materno, evento online gratuito com palestras de profissionais da área. No dia 20, haverá certificação para as doadoras externas em domicílio.
O HC-UFU/Ebserh/MEC também realiza coleta em domicílio. Para ser doadora, basta ligar (34) 3218-2666 e uma equipe irá até a residência coletar material para exames e repassar orientações relacionadas a ordenha e armazenamento do leite materno.
Em Niterói, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh/MEC) registrou um crescimento de 160% no número de doadoras de leite humano de 2011 a 2020. Para que a mulher seja doadora, o Banco de Leite do Huap realiza um cadastro e pede alguns exames padrões para avaliação de saúde, em uma forma de entrevista. Após esse contato inicial, uma equipe especializada acompanha todo o processo de aleitamento materno. As mulheres interessadas podem entrar em contato no telefone (21) 2629-9234, das 8h às 13h. O hospital também aceita e precisa de doação de potes de vidro com tampas vedantes para armazenamento do material coletado.
Saiba mais sobre os benefícios do leite materno e a importância da doação nesta matéria especial.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh/MEC com informações dos hospitais