Galeria de Imagens
Saúde, cultura e humanização
Ações com temática junina humanizam atividades de colaboradores e pacientes da Rede Ebserh
Brasília (DF) – As festas juninas fazem parte do universo cultural do brasileiro. Com a gradual melhora da pandemia, os hospitais da Rede Ebserh/MEC retomaram, no mês de junho deste ano, ações e eventos com temáticas juninas.
O HU-UFS/Ebserh/MEC foi palco de diversas comemorações entre pacientes e colaboradores. Com muita música e alegria, as confraternizações setorizadas estão alinhadas com as políticas de humanização mantidas pelo hospital-escola. Uma das ações foi o Forró dos Implantados, que reuniu colaboradores, familiares e pacientes que superaram a deficiência auditiva num ambiente de muita música e comidas típicas.
Já em Goiânia, no HC-UFG/Ebserh/MEC, além de um arraial com direito a sanfoneira no setor de pediatria, a equipe do hospital realizou, nos quatro turnos de atendimento, o arraial da hemodiálise. Segundo Danielle Cunha, psicóloga coordenadora da Terapia Renal Substitutiva (TRS), a ideia foi dar humanização, alegria e descontração ao tratamento. “Todos se alegram e se envolvem”, completou.
Na manhã do dia 15 de junho, a equipe do HU-Univasf/Ebserh/MEC realizou um arraial que contou com um café colaborativo repleto de comidas juninas para os colaboradores, na área de convivência do HU, contando também com uma mesa complementando os alimentos para os acompanhantes e visitantes de pacientes. Houve também colaboração de empresas voluntárias.
No HC-UFTM/Ebserh/MEC, pacientes, acompanhantes e colaboradores da enfermaria de Pediatria realizaram um “Arraiá de São João”, com direito a fantasias, comidas típicas, decoração especial, dança e participação da banda da Polícia Militar. As mães de alguns pacientes de longa permanência também os fantasiaram, para que, mesmo acamados, participassem da confraternização.
A Unidade de Saúde Mental do HU-UFGD/Ebserh/MEC realizou o “Arraiá da Psiquiatria”, com música e comidas típicas das festas juninas, no solário da unidade. O evento contou com a participação dos pacientes internados e da equipe assistencial.
Coordenadoria de Comunicação Social