Notícias
RELATOS DE QUEM CUIDA
“É muito importante nunca esquecer que estamos lidando com vidas”
Cristina Francisca dos Santos diz que o bom trabalho em sua área de faz com conhecimento técnico e calor humano
Petrolina (PE) - Meu nome é Cristina Francisca do Santos, sou natural de Marília (SP), cresci aqui em Petrolina e sou técnica de enfermagem do Hospital da Universidade do Vale do São Franscico (HU-Univasf), onde entrei para trabalhar no dia 1° de novembro de 2015 na famosa Sala Verde, como é conhecida a Sala de Internação aqui do HU. A escolha foi motivada pelo bom salário e melhores condições de trabalho que encontrei aqui. Atuei nas salas Azul, Verde, Vermelha e Amarela. E agora entro em uma nova fase da vida, que é a aposentadoria, após 35 anos de atividade no mercado e que encerro no HU.
Aprendi muito nesta trajetória. Obtive aprendizados mais ligados à área técnica, manipulação de medicamentos e manuseio de equipamentos e, do lado humano, aprendi também que a empatia tem que estar presente sempre no trato com pessoas. Não me refiro apenas aos pacientes, porque convivi também com acompanhantes e cada um chega com uma situação diferente, estado de espírito diferente, e sempre procurei agir da melhor forma possível no sentido de entender e de ajudar. Era me vendo na situação deles que consegui agir dessa forma. Isso aprendi no dia a dia. Passar por cima de situações pessoais e estar sempre pronta a encarar cada plantão.
Minha relação com colegas de trabalho sempre foi muito boa, até por conta do convívio, quase diário, acaba que somos quase família. Trago comigo ótimas lembranças e muitas saudades das equipes daqui.
Foram tantas situações que nem consigo destacar apenas uma agora. Afinal, foram 35 anos atuando na assistência. Quero destacar que nestes últimos anos na ativa foi desafiador atuar em um hospital porta aberta, com uma área de cobertura tão grande. Noites que pareciam não ter fim. A saúde deve ser olhada com bastante empenho para que a população seja mais bem atendida. Quero também agradecer o carinho de todos. Deus abençoe a todos.
Com aprendizado, digo que, nesta trajetória, se a gente não se policiar, muitas vezes, a gente passa a trabalhar mecanicamente e isso nunca pode acontecer porque a partir do momento em que a gente esquece que está lidando com pessoas é como se estivesse trabalhando com máquinas e o segredo do trabalho na Enfermagem é muito amor ao próximo, para não deixar a coisa ficar mecânica.
Para as pessoas que chegam para trabalhar aqui, digo que ter conhecimento é muito importante, porque é necessário para fazer seu trabalho com segurança, mas também é muito importante nunca esquecer que estamos lidando com vidas. São pessoas que podem ser alheias ao nosso convívio ou gente que conhecemos, mas sempre temos que pensar em trabalhar com empatia, se colocar no lugar do outro.
Cristina Franscica do Santos,
técnica de enfermagem, primeira a se aposentar pelo HU-Univasf na gestão da Ebserh.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social