Notícias
SIREDEE E SEVISP
Evento do HDT-UFT aborda doenças emergentes e reemergentes, segurança do paciente e Covid-19
Araguaína (TO) – Iniciado nesta terça-feira (19) com a disponibilização no site do evento dos resumos dos 58 trabalhos científicos aprovados, o II Simpósio da Região Norte de Doenças Emergentes e Reemergentes (SIREDEE) e I Seminário de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Região Norte (SEVISP) segue até quinta (21). O evento conta com palestras, debates, minicursos e lançamento do e-book “Doenças Infectocontagiosas e o Controle de Infecção Hospitalar: desafios em Tempos de Pandemia”, elaborado a partir das experiências compartilhadas com diversas categorias profissionais.
Os eventos são promovidos pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da Plataforma Teams e tem o objetivo de agregar pesquisadores e socializar saberes e práticas sobre Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Doenças Emergentes e Reemergentes no contexto da pandemia da Covid-19, formando uma rede de cooperação e minimizando os problemas de saúde pública.
A Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos analisou os resumos aprovados e selecionou segundo critérios de: relevância do tema; aplicabilidade prática; impacto social na saúde, bem como, criatividade, inovação e selecionou os cinco que mais se destacaram, para receber menção honrosa. Eles serão divulgados no encerramento do evento, mas já estarão expostos no HDT-UFT. Todos os resumos aprovados, serão publicados nos anais do evento em breve.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Com informações do HDT-UFT/Ebserh/MEC