Galeria de Imagens
Inovação digital e saúde
Evento debate como a tecnologia pode melhorar a assistência, o ensino e a pesquisa na Rede Ebserh
Brasília (DF) – De que forma a tecnologia pode ajudar a melhorar um atendimento de saúde? Como diminuir uma fila de espera por consultas ou agilizar o resultado de exames? Essas e outras questões estão sendo debatidas no Encontro dos Gestores de TI da Rede Ebserh – 2023, que teve início nesta quarta-feira, 31 de maio, no auditório Adib Jatene do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos, alinhar projetos e consolidar um planejamento de gestão na área da tecnologia da informação por meio de palestras e discussões em grupos de trabalho.
Até dia 2 de junho, os gestores poderão trocar ideias e experiências, além de conhecer boas práticas que devem permear o ambiente tecnológico de toda a Rede Ebserh.
Na abertura do evento, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, pediu aos participantes que pensem em soluções tecnológicas que impactem positivamente a vida das pessoas que buscam os hospitais da rede. “Como vamos qualificar e garantir um atendimento mais seguro? Que inovações somos capazes de fazer? Como produzirmos linhas de cuidado mais seguras nos nossos hospitais? Como fazermos uma gestão clínica baseadas na tecnologia que produzimos para fazer com que as equipes, na ponta, cuidem melhor, de maneira mais humanizada?”, questionou Chioro.
“Coloquem-se sempre no lugar dos nossos pacientes e familiares quando estiverem pensando em processos de trabalho informatizados. Coloquem-se no lugar dos trabalhadores e trabalhadoras. O que traz mais segurança, potência e agilidade? São desafios importantíssimos para a proteção e cuidado. Se vocês pensarem em inovações, em coisas aparentemente pequenas, mas que revolucionem o cuidado, daremos uma grande contribuição para a ciência, para a formação dos futuros profissionais e para a melhoria da vida das pessoas”, completou Chioro.
Segundo o diretor de Tecnologia da Rede Ebserh, Giliate Cardoso Coelho Neto, o encontro permitirá mitigar a distância geográfica entre a administração central da estatal e os hospitais universitários federais vinculados, trazendo a todos o sentimento de união, compartilhamento e atuação em rede. “Teremos uma intensa agenda de debates nos próximos dias para fortalecer nossas estruturas de atuação com o desafio de torná-las efetivas no dia a dia”, afirmou.
Participaram ainda da abertura a diretora de Atenção à Saúde, Lumena Castro, a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Carvalho, e equipes das duas diretorias que participarão ativamente dos grupos de discussão para alinhar as necessidades de soluções tecnológicas com as atividades cotidianas, de forma a melhorar processos.
A proposta da metodologia dos trabalhos foi elaborada por profissionais convidados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e Fundação Getúlio Vargas, instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh