Notícias
AUDITORIA
Hospitais universitários federais contarão com unidades de auditoria interna
Os hospitais universitários federais contarão, em sua estrutura de funcionamento, com unidades de Auditoria Interna que serão responsáveis, entre outras ações, pelo assessoramento e controle dos atos de gestão de cada instituição. A iniciativa, coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, é uma das ações para a melhoria da gestão das unidades hospitalares das instituições federais de ensino superior.
O auditor geral da Ebserh, Gil Loja, destaca a falta de auditorias exclusivas para os hospitais universitários como um dos fatores já apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em relatórios e acórdãos publicados nos últimos anos, como responsável pelo comprometimento da eficiência da gestão de recursos humanos, financeiros e materiais nessas unidades.
No Hospital Universitário de Brasília (HUB), a implantação da unidade de controle teve início na última sexta-feira, 7 , com a recepção da auditora Andrea Ambrogi, responsável por exercer a função na instituição. Ao ser recepcionada pelo superintendente do HUB, Hervaldo Carvalho, a auditora destacou que acredita que o sucesso da iniciativa depende não apenas do conhecimento da área, mas também da inserção nos processos de trabalho. "Vou conhecer o HUB e levantar todas as informações mais importantes e relevantes. Já tenho traçado o planejamento das ações a serem desenvolvidas", destacou.
Nesta terça-feira, 11 , será a vez do Hospital Universitário do Piauí, instituição que iniciou seu funcionamento no último ano, receber a auditora Ana Paula Freire. "É uma situação nova e isso me motiva. São novas rotinas e vamos começar a construção e o desenvolvimento dessa área no hospital", enfatizou.
Ao destacar a importância da auditoria para a gestão hospitalar, Gil Loja destacou o processo de composição das equipes. "A auditoria não existe para encontrar problemas, mas para apontar as soluções e auxiliar o gestor na avaliação e planejamento de ações de melhorias. O auditor deve conhecer o negócio e, para isso, cada hospital contará com uma equipe multidisciplinar", finalizou.
As auditorias internas de cada hospital serão vinculadas à Auditoria Geral da Ebserh e as próximas unidades a serem instaladas serão as do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA).
Assessoria de Comunicação Social