Notícias
SEMINÁRIO
Ebserh e Organização Pan-Americana da Saúde promovem seminário
Com o objetivo de debater um novo modelo de atenção à saúde para os hospitais universitários federais, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Seminário de Gestão da Clínica e o Papel dos Hospitais Universitários Federais nas Redes de Atenção à Saúde. O modelo debatido visa reestruturar a atenção à saúde por meio das linhas de cuidado. O Seminário buscou promover o debate, alinhar conceitos e fomentar a troca de experiências, com uma das iniciativas para o fortalecimento da gestão dos hospitais universitários federais.
O evento, ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro, teve a participação de representantes dos hospitais, do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Opas e da própria Ebserh, totalizando 113 participantes. Dentre as atividades nos dois dias de seminário, destacaram-se palestras e mesas redondas com as seguintes atividades: apresentações de experiências nacionais e internacionais no modelo abordado; discussão sobre regulação assistencial e contratualização do Sistema Único de Saúde (SUS); e as perspectivas acerca de análises da qualidade e segurança do paciente nos hospitais universitários.
Segundo o diretor de Atenção à Saúde e Gestão de Contratos da Ebserh, Celso Araújo, o seminário foi apenas o início de um processo de mudança na forma de gerir o cuidado em saúde. "O papel dos gestores da atenção à saúde dos hospitais participantes é fundamental, principalmente no conhecimento dessa nova proposta, para que a gente consiga reproduzir essas discussões em cada hospital, envolvendo as pessoas responsáveis por essa área, a fim de construir as linhas de cuidado", afirmou o diretor.
Linhas de Cuidado – Trata-se de um conceito de gestão de saúde multiprofissional que trabalha de forma integrada para que todas as necessidades do paciente sejam atendidas. Esse conceito de gestão evita a descontinuidade do cuidado ao paciente e aumenta o potencial de resolutividade da rede hospitalar. Tem o objetivo de unificar as ações de saúde e proporcionar o acesso a todos os recursos que o usuário necessita.
Assessoria de Comunicação Social