Notícias
GESTÃO
Reitora e Direção do HC inauguraram Núcleo de Métodos Gráficos
Foto: Elioenai Amuy/UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM inaugurou, na manhã de 20 de setembro, as instalações do Núcleo de Métodos Gráficos. A área de 320 m² possui oito consultórios e reúne nove tipos de exames anteriormente realizados em várias unidades, internas e externas, do complexo hospitalar.
Acessível aos pacientes pela Avenida Frei Paulino, o Núcleo ocupa a ala onde funcionava a Central de Quimioterapia. A partir da transferência dos tratamentos quimioterápicos para a Unidade Dona Aparecida do Pênfigo, em dezembro de 2016, tiveram início os trabalhos de reforma e adequação para atender à nova finalidade.
Já em funcionamento, o Núcleo de Métodos Gráficos conta com climatização em todas as salas de atendimento. A equipe de trabalho é composta por 26 profissionais, da área da saúde e administrativos, atuando na realização de exames de eletrocardiograma, espirometria, ecocardiograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, eletroencefalograma, eletroneuromiografia e tilt test.
O número de exames realizados, dentre os compreendidos pelo Núcleo, passa de 13 mil, entre janeiro e agosto deste ano. Os usuários são, em 80% dos casos, pacientes internados ou de emergência. Os demais 20% são referenciados pelas unidades da rede SUS da macrorregião Triângulo Sul do estado de Minas Gerais, composta por 27 municípios.
Investimento
De acordo com o chefe do Setor de Infraestrutura Física HC-UFTM, Luiz Humberto Camilo, o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de tecnologia da informação foi realizado por equipes do Hospital, assim como a execução da obra.
“O único investimento necessário foi de R$ 75 mil, utilizado na compra de materiais. Calculamos que a não contratação de empresa externa gerou economia de R$ 225 mil, considerando os preços médios de mercado”, Camilo mensura.
Abrindo a solenidade de inauguração, o chefe do Setor de Projetos Estratégicos em Saúde, Daniel Ferreira da Cunha, fez uma homenagem ao professor Silvio Prata, precursor do Serviço de Eletrocardiograma na instituição, reconhecendo a importância de seu trabalho na formação de muitas turmas de alunos de Medicina da UFTM.
Pronunciamentos
O descerramento da placa inaugural foi realizado pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões e pelo gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Dalmo Correia Filho, representando o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende. “Estamos inaugurando um espaço estratégico para o Hospital. A readaptação traz um serviço relevante para o ensino, a pesquisa e a assistência de qualidade, com infraestrutura adequada”, disse Correia Filho.
Já a reitora da UFTM destacou que melhores condições de trabalho e atendimento são aspectos importantes para a humanização em saúde. “É com grande alegria que observamos o resultado de mais um esforço para melhorar o acolhimento dos pacientes e as condições de atuação de nossos profissionais, com facilidade de acesso e conforto na assistência prestada à população”, afirmou, parabenizando as equipes médica e técnica, além dos envolvidos na adequação da área física.
Participaram da solenidade trabalhadores do Hospital de Clínicas, o vice-reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, os gerentes Administrativo e de Atenção à Saúde do HC, respectivamente, Augusto César Hoyler e Geisa Perez Medina Gomide, além de chefias de setores e unidades estratégicas do Hospital.
Fotos: Elioenai Amuy/UFTM