Notícias
GESTÃO
Presidente da Ebserh inaugurou data center do HC-UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM recebeu, no dia 24 de setembro, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para inauguração do contêiner data center do complexo hospitalar. Foi a primeira visita de Newton Lima Neto ao HC-UFTM como presidente da Ebserh, cargo exercido por ele desde junho deste ano.
A agenda matinal teve início com reunião do presidente da Empresa com a governança do Hospital e a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, às 8h30. Durante a reunião foram debatidas as necessidades de recursos humanos e financeiros do Hospital, bem como estratégias para a busca de soluções junto ao governo.
Gestores de todo o Hospital se reuniram com o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, a reitora e o presidente da Ebserh às 10h, no auditório externo B. A mesa diretiva da reunião contou ainda com o secretário regional de Saúde, Ivan José da Silva e o secretário municipal de Saúde de Uberaba, Marco Túlio Cury.
Debate sobre o cenário atual
Abrindo a sessão, o superintendente reforçou o desejo de que o Hospital de Clínicas, em parceria com a Ebserh, continue aprimorando seus processos de gestão, de modo a impactar positivamente na qualidade da assistência em saúde oferecida à comunidade.
“Temos trabalhado muito em mesas de negociação e, também, por meio da realização de diagnósticos, a fim de resolver da melhor maneira possível os desafios que nos têm sido apresentados. A conjuntura econômia brasileira têm exigido muito planejamento, devido aos cortes orçamentários realizados na área da saúde”, afirmou, por sua vez, a reitora Ana Lúcia de Assis Simões.
A reitora destacou, também, a importância do Hospital de Clínicas como campo de produção de pesquisa e formação de profissionais. “Cada um dos entes, união, estado e município, deve assumir seu papel para que tenhamos sucesso no objetivo de oferecer ensino, pesquisa e assistência de qualidade.
Em sua fala aos presentes, o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, destacou que o Hospital de Clínicas atende como hospital de referência a toda a região Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais e as políticas públicas precisam levar em consideração que o HC não pode arcar sozinho com a necessidade desses atendimentos, ficando sobrecarregado.
Também o presidente da Ebserh tocou no tema das competências compartilhadas entre os entes envolvidos no SUS, destacando que a ênfase dos hospitais universitários está na formação de profissionais para a área da Saúde. Newton Lima Neto falou, ainda, sobre os três pilares da Ebserh: ser uma empresa integralmente pública, com atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde e com quadro funcional composto 100% por concursados, de modo a combater o uso de verbas da saúde para financiar formas precarizadas de trabalho.
“A gestão qualificada é essencial para possibilitar que os serviços públicos sejam entregues de forma adequada à população. Para isso, são essenciais os investimentos em tecnologia, como é o caso do contêiner data center”, pontuou.
Investimentos em TI
O descerramento da placa de inauguração do contêiner aconteceu às 11h, ao lado do Pronto Socorro. Com a função de proteger as informações referentes a procedimentos clínicos e administrativos do Hospital contra riscos físicos e falta de energia, o contêiner data center possui grupo gerador e nobreak modular que garantem o fornecimento de energia ininterrupta, sistema de climatização redundante, detecção e combate a incêndio com gás de supressão, controle de acesso biométrico e monitoramento via circuito fechado de TV.
“Desde a pactuação, em janeiro de 2013, a Ebserh já investiu mais de R$ 6 milhões na infraestrutura de tecnologia da informação no HC-UFTM. Os recursos foram investidos em computadores, que hoje já são 1.400 na instituição, além de sistemas, softwares e o próprio data center, no qual foram investidos R$ 2,4 milhões”, explica Cristiano Cabral, diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh.
Chefe do setor de Gestão de Processos e TI no HC-UFTM, Freud Antônio Martinelli Gomes destaca que o Hospital já implantou, como consequência desses investimentos, os 11 módulos existentes do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários - AGHU -, atingindo a meta de aduzir os indicadores do complexo hospitalar conforme a metodologia de levantamento proposta pela Empresa aos hospitais universitários.
Leia também
Direção do HC e presidente da Ebserh cumpriram agenda de atividades