Notícias
PIONEIRISMO
Evento destaca início da Residência em Ortopedia e Traumatologia no HUL
Evento de caráter acadêmico realizado no último final de semana em Lagarto apresentou aos profissionais médicos, gestores e público o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), iniciado este ano na unidade hospitalar.
O programa, credenciado pelo MEC e aprovado pela Comissão de Residência Médica HU/UFS, oferece duas vagas e tem duração de três anos. Os participantes destacaram o papel da Residência em Ortopedia para o ensino médico e a saúde pública do Estado de Sergipe, com repercussão no atendimento da grande demanda de pacientes ortopédicos e traumatológicos da região. O evento foi uma iniciativa da equipe de ortopedia do HUL, através do 1º Clube do Osso Lagarto.
Chefe da Divisão Médica e Diretor Técnico do HUL - e um dos responsáveis pela realização da iniciativa -, Érico de Pinho observou que o evento correspondeu a todas as expectativas dos organizadores. “Sendo o primeiro evento de Ortopedia de caráter científico já realizado em Lagarto e contando com o apoio do HUL, o 1º Club do Osso apresentou os números do Serviço de Ortopedia do HUL em 2018, o início da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, bem como a importância do seu credenciamento pelo SBOT”, comentou. “Tudo em um ambiente agradável e socializado”, disse.
O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) regional Sergipe, Eduardo Góis, comentou sobre o pioneirismo da unidade hospitalar em inaugurar o programa de residência em Lagarto. “Hoje com a nossa residência de ortopedia e traumatologia, fecharemos um ciclo no HUL”, ressaltou. “Lagarto está em festa!”, enfatizou.
Primeiro residente em ortopedia do HUL, Marco Freire Vieira falou da sua expectativa pela aprovação e admissão, e destacou o papel da unidade hospitalar no contexto regional em que se insere. “Poder ser o primeiro residente de ortopedia e traumatologia no HU Lagarto é a realização de um sonho”, observou. “Principalmente por ser um hospital de referência na região, e por ser um serviço que está em ascensão e que tem muito a oferecer ao meu aprendizado médico”, avaliou.
Referência em Ortopedia
Os gestores do HUL também se pronunciaram sobre a importância da viabilização do programa na unidade hospitalar. Para o superintendente do hospital, professor Valter Santana, o evento coroa um serviço de ortopedia que tem se organizado, tornando-se referência no Estado. “Temos excelentes profissionais empenhados em consolidar cada vez mais o serviço”, destacou. “E com os investimentos realizados na estrutura do hospital e na aquisição de novos equipamentos iniciaremos a realização de procedimentos mais complexos, agregando valor ao que já é feito hoje”, ressaltou.
“Esse momento da chegada da Residência em Ortopedia e Traumatologia é a consolidação da construção de um dos pilares do HUL, que é a assistência ao paciente, o ensino e a pesquisa”, enfatizou, por sua vez, o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde da unidade hospitalar.
Também participaram do evento, o gerente Administrativo do HUL, Luiz Marcos De Oliveira Silva. E a chefe da Divisão do Cuidado e Diretora Clínica da unidade hospitalar, Evelyn De Oliveira Machado.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.