Notícias
COMBATE AO ASSÉDIO
Rede Ebserh passa a contar com comissões de mediação e conciliação
26112019 comissões de conciliação
Brasília (DF) – A Rede Ebserh conta, agora, com Comissões de Mediação e Conciliação para apoiar o tratamento das denúncias que envolvam alegações de assédio moral. A partir desta terça-feira, 26, cada unidade da rede (administração central, hospitais e maternidades) passa a contar com a atuação de sua própria comissão, composta por três membros titulares e três suplentes sendo, no mínimo, metade com vínculo originário da Ebserh.
Todas as denúncias não-anônimas recebidas por meio da Ouvidoria, que envolvam alegações de assédio moral, passarão a ser encaminhadas às comissões, que terão 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para mediar e conciliar os conflitos. Caso a conciliação não ocorra, caberá à Ouvidoria dar continuidade aos procedimentos previstos em norma disciplinar.
A iniciativa surgiu devido à necessidade de padronizar o tratamento das denúncias que envolvam alegações de assédio moral e de criar estratégias que ajudem a empresa a olhar para a questão do assédio moral sob uma perspectiva pedagógica, além da análise correcional.
“As relações humanas no ambiente de trabalho são intensas e nem sempre harmônicas, gerando desavenças. Problemas comuns do cotidiano acabam se transformando em um Processo Administrativo Sancionador (PAS). Diante disso, a adoção de métodos consensuais de resolução de conflitos auxiliará na melhoria do serviço e no ambiente de trabalho”, disse o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa.
Capacitação
Os integrantes das comissões foram capacitados sobre mediação e conciliação com foco em denúncias de assédio moral no início de novembro. Realizada por meio de videoconferência, a capacitação foi oferecida em três ocasiões, com grupos distintos de hospitais participantes, incluindo dois temas. O tema “Assédio Moral” foi conduzido por Kátia de Lima, analista em psicologia do Tribunal de Justiça Federal do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Já o tema “Mediação e Conciliação”, teve como instrutor Vladimir Borges, consultor e instrutor, servidor do Conselho Nacional do Ministério Público.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh