Notícias
DESIGN THINKING
Rede Ebserh implementará técnica inovadora de solução de problemas em saúde
Brasília (DF) –
Sabe aquele problema que não sai da sua cabeça e você não consegue solução? Agora imagine uma abordagem em você consiga enxergá-lo de diferentes formas e propor soluções inovadoras mais facilmente. Isso será possível com a implementação do Design Thinking na Rede Ebserh por meio do Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), viabilizado por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS). Para fazer parte, os interessados deverão participar de um workshop na administração central da instituição, que está com inscrições gratuitas até o dia 15 de janeiro.
Com o objetivo de disseminar a abordagem Design Thinking na Rede Ebserh, serão realizados três workshops durante o ano de 2020 nas cidades de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), conduzidos por profissionais do Hospital Albert Einstein, referência em gestão de saúde e executor do projeto. O primeiro encontro envolverá estudantes e profissionais do HUB-UnB/Ebserh e da administração central da estatal e será realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.
As inscrições para participar do primeiro dos três workshops, que acontecerá em Brasília, podem ser feitas, gratuitamente, por profissionais da própria Rede Ebserh, estudantes e professores de todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB) e profissionais de saúde vinculados às Unidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) que sejam conveniadas à UnB. Serão oferecidas 36 vagas, sendo 24 destinadas ao HUB-UnB/Ebserh e à UnB. Para a participação nos workshops, serão formados grupos com a composição definida pela organização, com o objetivo de promover uma participação heterogênea com relação à experiência profissional e formação acadêmica dos participantes.
De acordo com o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio, os workshops fazem parte de um conjunto de iniciativas que a instituição promoverá no próximo ano, visando o fortalecimento do ambiente de inovação organizacional. “Para isso, convidamos os estudantes, docentes e colaboradores da Rede para que possam contribuir com o aperfeiçoamento dos nossos processos administrativos, assistenciais e de ensino. Dessa forma, poderemos fazer mais e melhor para a população brasileira”, declarou.
A divulgação do resultado da seleção de Brasília e a comunicação aos inscritos serão realizadas no dia 21 de janeiro. Acesse o edital completo e clique aqui para se inscrever. Saíba mais acessando a página do projeto.
Saiba mais
O Design Thinking é a abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas complexos, que se baseia num conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios. Considera diferentes perspectivas, pontos de vista complementares, explora novos contextos e olha para todos os aspectos contraditórios do problema, em busca de soluções.
No livro Taking Design Thinking to School, a codiretora do programa de Design Thinking do Smith College, Zaza Kabayadondo, e a professora da Universidade de Stanford, Shelley Goldman, explicam que o que mais atrai no Design Thinking é a proposta de que qualquer um pode aprender a desenvolver a técnica. “A promessa democrática do Design Thinking é que, uma vez que ele tenha sido dominado, qualquer pessoa pode redesenhar os sistemas, infraestruturas e organizações que moldam nossas vidas”, explicam.
No Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do qual participam hospitais da Rede Ebserh, o objetivo é incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação, além de estimular estudantes, professores e profissionais da área da saúde e de outras áreas (Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Negócios, entre outros) a desenvolverem projetos inovadores que visem o fortalecimento do SUS e a melhoria da assistência à saúde. Portanto, pelo projeto, foram incluídas atividades nos hospitais da Rede, ampliando o alcance dos resultados pretendidos originalmente pelo MS.
A parceria entre a Ebserh e o Ministério fortalece ambas as instituições e beneficia os usuários do SUS, com a otimização de esforços e recursos públicos.
Além do workshop de Brasília, haverá encontros de 7 a 10 de julho no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh) e de 20 a 24 de julho no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/Ebserh). Outras duas unidades da Rede Ebserh iniciaram, em 2019, a implementação da metodologia de Desing Thinking: os hospitais universitários de São Luís (HU-UFMA/Ebserh) e de Petrolina (HU-Univasf/Ebserh).
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh