Notícias
Inovação
Rede Ebserh apresenta melhorias de aplicativo que padroniza as práticas nos hospitais universitários
O aplicativo é facilitador de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Ministério da Educação (MEC), implantou a certificação digital e-CPF no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). A solução, disponibilizada em parceria com o Serpro, possibilitará que mais de 16 mil profissionais da saúde e administrativos passem a utilizar assinaturas digitais em documentos virtuais como prescrições médicas, evolução, anamnese e sumário de alta dos pacientes nos hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
O AGHU é um sistema de gestão hospitalar, desenvolvido com o objetivo de apoiar a padronização e controle de práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais.
A plataforma contém dados de cerca de 25 milhões de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo-se uma ferramenta relevante para apoio à assistência, ao ensino e à pesquisa em toda a Rede. O AGHU também traz benefícios para os pacientes, gestores e profissionais de saúde ao agregar valor às rotinas de trabalho, segurança para as informações dos pacientes que transitam no sistema, além de gerar economia para a administração.
O aplicativo ainda permite a criação de indicadores nacionais e facilita o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças por meio de tecnologias digitais. Ele teve seu desenvolvimento iniciado em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Ebserh