Notícias
MODERNIZAÇÃO
Programa de gestão do Sírio-Libanês vai capacitar 150 funcionários da Ebserh
Teve início nesta quarta-feira (15), em São Paulo (SP), o Programa de Desenvolvimento de Competências e Planos Diretores para os Hospitais Universitários Federais. O projeto, em sua segunda edição, é uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, e o Hospital Sírio-Libanês, uma das unidades de saúde de excelência do país. O principal objetivo é melhorar a gestão dos hospitais, com melhoria no atendimento aos pacientes, a partir da elaboração de um Plano Diretor Estratégico (PDE), a ser implantando nas unidades.
Em seu discurso na abertura do evento, a presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, ressaltou que as instituições de saúde do país precisam capacitar mais seus colaboradores, para que possam mudar culturas antigas. “A qualidade dos serviços públicos é o nosso desafio. Na área da saúde, não basta só colocar mais dinheiro; precisamos melhorar a cultura. Nós temos que formar profissionais que entendam seu papel e responsabilidade. E, para isso, tem que ter experiência de serviços públicos que funcionem, deem resultados e atenção aos seus pacientes.”, destacou.
Também presente na atividade, o superintendente de Ensino do Sírio-Libanês, Roberto de Queiroz Padilha, afirmou que a experiência desenvolvida nos hospitais universitários pode servir de modelo e impulsionar o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esperamos crescer na construção e na solução dos problemas para que os hospitais universitários estejam cada vez melhores e possam alavancar o SUS”, disse.
Ainda estiveram presentes na abertura: a presidente do Conselho de Administração do Hospital Sírio-Libanês, Vivian Abdalla Hannud, o superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina Neto, a coordenadora geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Claudia Canabrava, o superintendente de Novos Negócios e Farmácia do Hospital Sírio-Libanês, Fábio Henrique Gregory e o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Olímpio Bittar.
Cronograma e utilidade
A edição deste ano contará com 150 colaboradores, dentre elas, profissionais da sede da Ebserh e de 15 hospitais universitários do país. A iniciativa é composta de oito encontros presenciais em São Paulo, além de videoconferências e visitas de equipes do Sírio-Libanês aos hospitais. Ao fim das atividades, em dezembro deste ano, os participantes da iniciativa servirão de multiplicadores dos processos em toda a rede, a fim de garantir aos hospitais universitários federais um padrão de excelência no atendimento à saúde da população.
“A troca de experiências entre os HUFs que participam da capacitação do Sírio-Libanês ampliará a nossa visão de gestão hospitalar”, comenta um dos participantes do evento neste ano, Frederico Jorge Ribeiro, superintendente do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco.
Edição 2013/14
A partir do Plano Diretor Estratégico desenvolvido por cada unidade, na última edição do evento 2013/14, alguns hospitais iniciaram atividades propostas como: oficina de linhas de cuidado, implantação de novas unidades de atendimento, monitoramento interno, processamento de informações e gestão de leitos.
Para a gerente administrativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU – UFPI), Maria Rachel de Castro, ter participado da edição de 2014 fez com que os gestores da unidade mudassem a visão de gerenciamento de tarefas. “Observamos que não basta apenas disponibilizar os serviços à população, mas é essencial gerenciar as atividades para que sejam efetivas e tenham resultado”, analisou.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh