Notícias
ÍNDICE DE SATISFAÇÃO
Pesquisa mostra que 80% dos residentes destacam o conhecimento adquirido na Rede Ebserh
Brasília (DF) – Um diagnóstico sobre a percepção dos alunos dos programas de Residência médica, uni e multiprofissional mostrou que 80% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o conhecimento adquirido na assistência prestada aos pacientes atendidos na Rede Ebserh. Esse e outros resultados aferidos na Pesquisa de Satisfação dos Residentes (PSR) da Rede Ebserh, realizada no final de 2019, foram publicados nesta quinta-feira, 20, após terem sido apresentados ao Conselho de Administração da estatal.
Coordenada pela Ouvidoria-geral da Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), essa foi a primeira edição da PSR em toda a rede de hospitais universitários federais vinculados à estatal, estabelecendo uma aplicação institucionalizada e padronizada. Antes, poucos hospitais da rede realizavam algum tipo de avaliação voltada a esse público, mas de forma individual e cada um à sua maneira. Em toda a rede, apenas pacientes e acompanhantes eram ouvidos com a Pesquisa de Satisfação do Usuário. Agora, a PSR mostra um novo enfoque no ensino, buscando um equilíbrio com a assistência.
“A realização dessa pesquisa é um passo muito importante rumo ao fortalecimento de um dos nossos pilares: o ensino. Ter a opinião do residente balizando a tomada de decisão da alta liderança da empresa certamente trará muitos avanços para os hospitais universitários e, consequentemente, para a população atendida. A partir da experiência dessa primeira pesquisa, vamos aprimorar o modelo e institucionalizar a avaliação da residência anualmente, utilizando os resultados para traçar metas e poder acompanhar os avanços”, disse a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas.
A pesquisa avaliou diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, com 11 questões; serviço ofertado, com 5 questões; e formação profissional, com 9 questões. Foram ouvidos 4.704 residentes, aproximadamente 60% do número total de matriculados. O índice de satisfação geral foi de 63%, sendo que 54% dos participantes apontou estar satisfeito e 9% muito satisfeito. A pesquisa também mostrou pontos a serem melhorados, como a infraestrutura das unidades hospitalares.
Todos os resultados estão disponíveis para consulta. O interessado pode ver os resultados individuais de cada hospital sobre os quase trinta indicadores avaliados.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.