Notícias
Infraestrutura
Novo prédio da Unidade da Criança e do Adolescente do HUB-UnB/Ebserh/MEC deve ser entregue em 2022
Brasília (DF) – Um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes e à formação de novos profissionais. É isso que a Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) vai oferecer à população do Distrito Federal. A conclusão da obra do novo prédio é bastante aguardada e agora já tem prazo definido: segundo semestre de 2022.
Nessa terça-feira (14), representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), responsável pela gestão do HUB, visitaram o local. “É muito bom ver a obra andando, sabemos a importância para o hospital e para a comunidade de poder ofertar esse serviço para a população e garantir um maior suporte para o ensino”, afirmou o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Erlon César Dengo.
Em 2020, foi realizado um processo licitatório para a realização da obra e o contrato com a empresa vencedora foi assinado em março de 2021. O prédio ocupará uma área de cerca de 7 mil m² e terá um total de 66 leitos pediátricos. As obras começaram no dia 8 de agosto e contam com um investimento de R$ 24 milhões. “A Ebserh tem trabalhado muito para terminar essa obra e cumprir o propósito da empresa, que é ensinar para transformar o cuidar. Com o novo espaço, será possível garantir melhorias no ensino e na formação das pessoas”, disse o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto.
Nos quatro andares do prédio, estão sendo construídos 79 consultórios, 66 leitos de internação e UTI pediátrica, pronto atendimento pediátrico, radiologia, salas de aula e outros ambientes de ensino e pesquisa. “É um marco histórico, representa a conquista do hospital nas áreas de sustentabilidade financeira e assistencial”, explicou o gerente de Atenção à Saúde do HUB, Rodolfo Borges.
Outros espaços
Os representantes da Ebserh também visitaram outros espaços do HUB como as obras da novas centrais de materiais esterilizados e de roupas. A iniciativa começou em 2019 e a previsão de entrega é em 2022. O investimento é de R$ 2,8 milhões. “Com as mudanças, será possível dar todo suporte necessário para a estrutura do bloco cirúrgico, adequar os espaços às normas da vigilância sanitária e garantir maior organização de fluxos e processos de trabalho”, afirmou Rodolfo Borges.
O grupo também conheceu a Unidade de Transplantes do HUB, que está sendo transferida para um novo espaço. Além de garantir uma estrutura mais adequada aos pacientes, o hospital se prepara para o processo de credenciamento para passar a oferecer também o serviço de transplante de medula óssea. Atualmente, o HUB realiza transplantes de rim e córnea.
Sobre a Rede Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.
Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos.
Com informações do HUB-UnB/Ebserh/MEC